Bolsonaro responde a Fux, lembrando à nação que as Forças Armadas não cumprem “ordens absurdas”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Em conta do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (12), divulgou nota em que frisou que as Forças Armadas estão “sob autoridade suprema do presidente da República”. E reforçou que as FFAA não cumprem “ordens absurdas”.

A nota está subscrita pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

“As Forças Armadas do Brasil não cumprem ordens absurdas, como por exemplo a tomada de Poder. Também não aceitam tentativas de tomada de Poder por outro Poder da República, ao arrepio das Leis, ou por conta de julgamentos políticos”, escreveram o ex-capitão e os dois generais.

Leia a íntegra da nota:

“- Lembro à Nação Brasileira que as Forças Armadas estão sob a autoridade suprema do Presidente da República, de acordo com o Art. 142/CF.

– As mesmas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

– As FFAA do Brasil não cumprem ordens absurdas, como p. ex. a tomada de Poder. Também não aceitam tentativas de tomada de Poder por outro Poder da República, ao arrepio das Leis, ou por conta de julgamentos políticos.

– Na liminar de hoje, o Sr. Min. Luiz Fux, do STF, bem reconhece o papel e a história das FFAA sempre ao lado da Democracia e da Liberdade.

– Presidente Jair Bolsonaro.
– Gen. Hamilton Mourão, Vice PR.
– Gen. Fernando Azevedo, MD.”

Fux cutucou Bolsonaro

A manifestação presidencial ocorreu em consequência de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux conceder liminar estabelecendo que as Forças Armadas não são um “poder moderador” em eventual conflito entre os Três Poderes. Segundo a decisão, elas não poderão fazer intervenções.

A decisão do ministro se referiu à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) do PDT. A legenda impetrou ação na última quarta-feira (10), questionando leis complementares que tratam da definição do escopo de atuação das Forças Armadas.

Além disso, Fux definiou que a chefia das Forças Armadas tem sua atuação limitada e não pode intervir no funcionamento de outros poderes. Até quando o presidente da República autorizar o emprego delas, essa ordem não pode ser exercida se for de um poder contra o outro.

Fux foi além, ao expressar que as Forças Armanda, caso sejam utilizadas para “garantir a lei e a ordem”, só poderão atuar em intervenções federais, estados de defesa e de sítio para “excepcional enfrentamento de grave e concreta violação à segurança pública interna, após o esgotamento dos mecanismos ordinários e preferenciais de preservação da ordem pública”.

“Impõe-se, assim, reconhecer que, em um Estado Democrático de Direito, nenhum agente estatal, inclusive o presidente da República, dispõe de poderes extraconstitucionais ou anticonstitucionais, ainda que em momentos de crise, qualquer que seja a sua natureza”, se posicionou Fux.

Confira os tuites em sequência do presidente Jair Bolsonaro, abaixo:

 

SecomVc

16,8 mil Tweets
Seguir

Seguir
SecomVc
@secomvc
Bem-vindos ao SecomVc, canal da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República. Aqui vamos manter diálogo direto e combater as fake news.
gov.brIngressou em agosto de 2019

Tweets de SecomVc

Tweet Fixado

SecomVc
@secomvc

– Lembro à Nação Brasileira que as Forças Armadas estão sob a autoridade suprema do Presidente da República, de acordo com o Art. 142/CF. – As mesmas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
3 mil
8,7 mil
27,7 mil
Mostrar esta sequência

SecomVc
@secomvc

– Na liminar de hoje, o Sr. Min. Luiz Fux, do STF, bem reconhece o papel e a história das FFAA sempre ao lado da Democracia e da Liberdade. – Presidente Jair Bolsonaro. – Gen. Hamilton Mourão, Vice PR. – Gen. Fernando Azevedo, MD.
958
3,7 mil
16,2 mil
Mostrar esta sequência

SecomVc
@secomvc

– As FFAA do Brasil não cumprem ordens absurdas, como p. ex. a tomada de Poder. Também não aceitam tentativas de tomada de Poder por outro Poder da República, ao arrepio das Leis, ou por conta de julgamentos políticos.
738739
4,4 mil
17,9 mil
Mostrar esta sequência

 

 

Mais lidas

Ibaneis destaca turismo e relações comerci...
Esquemas sindicais e fraudes no INSS: como...
Laboratório da Novacap garante rigor no co...
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.