Bolsonaro recebe oficial de Justiça no hospital

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ex-presidente Jair Bolsonaro na UTI com pontos da 6ª cirurgia após facada de 2018 (Foto: Reprodução/X/@jairbolsonaro)

 

Bolsonaro é citado por oficial de Justiça na UTI por trama golpista investigada pelo STF

Internado há nove dias no Hospital DF Star, em Brasília, após mais uma cirurgia relacionada à facada sofrida em 2018, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quarta-feira (23) a visita de uma oficial de Justiça, que o citou formalmente sobre a abertura de ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo diz respeito à suposta participação de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado para impedir a alternância de poder no país.

A intimação foi entregue diretamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde o ex-presidente se recupera. “A oficial entrou na UTI para eu assinar”, disse Bolsonaro. A informação foi confirmada pelo próprio durante uma transmissão ao vivo com seus filhos na noite anterior, quando também afirmou que deve receber alta médica na próxima segunda-feira.

Em nota, o STF explicou que a citação já havia sido determinada desde o dia 11 de abril, mas aguardava uma condição adequada para ser realizada, diante da hospitalização do ex-presidente. A Corte acrescentou que a live transmitida por Bolsonaro no dia 22 demonstrou que ele estava em condições de ser notificado formalmente.

“A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, destacou o Supremo.

A ação penal é parte do inquérito que investiga o chamado “Núcleo 1”, apontado pela Procuradoria-Geral da República como o centro de articulação da tentativa de ruptura institucional. Todos os demais réus já haviam sido citados entre os dias 11 e 15 de abril.

A citação de Bolsonaro em plena UTI escancara não apenas o avanço das investigações sobre o suposto golpe, mas também a tensão crescente entre o ex-presidente e o Judiciário — num contexto em que alegações de perseguição política são mobilizadas por seus apoiadores enquanto o STF reforça que o devido processo legal está sendo respeitado.

Mais lidas

Bolsonaro recebe oficial de Justiça no hos...
Aluguel Social imediato para vítimas de vi...
Diversão e conscientização marcam o Sesc+Z...
...