Bolsonaro solicita liberação do passaporte ao STF para participar da posse de Donald Trump em janeiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou, nesta quarta-feira (8), ter sido convidado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para participar de sua posse no próximo dia 20 de janeiro. Impedido de deixar o Brasil devido a uma investigação sobre tentativa de golpe, Bolsonaro informou que pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a devolução de seu passaporte, apreendido em fevereiro de 2024.
Em uma publicação nas redes sociais, Bolsonaro expressou sua honra pelo convite e revelou que seu advogado, Paulo Bueno, já formalizou o pedido junto ao STF. A postagem foi acompanhada de um vídeo em que seu filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), anuncia o convite e critica as acusações relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023.
Em outubro de 2024, o STF negou a devolução do passaporte de Bolsonaro, argumentando que não houve mudança no contexto que justificasse a medida. O ex-presidente é investigado por seu envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado, ao lado de outras 36 pessoas, incluindo militares, por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
Veja a publicação:
– Muito honrado em receber do Presidente dos EUA, @realDonaldTrump, convite para a sua posse e de seu Vice Presidente @JDVance , no próximo dia 20/JAN.
– Agradeço a meu filho, o Deputado Federal @BolsonaroSP, pelo excelente trabalho nesta relação com a família do Presidente… pic.twitter.com/OTc71wxa3P
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 8, 2025