No encontro, nesta segunda (20), com o primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, em uma sala, ladeados por tradutores, pouco antes de os repórteres cinematográficos do recinto, o presidente Jair Bolsonaro passou por uma saia justa. Foi a primeira agenda oficial de Bolsonaro em Nova York.
Em imagens da agência Reuters, é possível ver Johnson recomendando a vacina da AstraZeneca/Oxford, que é produzida também no Brasil em parceria com a Fiocruz. Mas o primeiro-ministro afirmou que havia tomado duas doses do imunizante.
Logo depois de o tradutor dizer “Eu tomei AstraZeneca. Eu tomeu as duas doses”, Bolsonaro acenou com o dedo indicador não. “Eu … ainda não”, e Bolsonaro riu, para escapar da saia justa, meu sem jeito. Além disso, Boris elogiou o imunizante e recomendou a todos que estavam na sala.
“É uma ótima vacina. Obrigado, pessoal. Tomem vacinas da AstraZeneca!”, disse Boris. Bolsonaro é o único presidente que não tomou nenhuma dose de vacina contra Covid-19.
Pizza em pé
Bolsonaro foi fotografado comendo pizza na rua na noite de domingo com outros integrantes de sua comitiva, como o presidente da Caixa, Pedro Guimarães; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; entre outros. Ao comer na rua, a apresentação do comprovante não é necessária.
O presidente brasileiro já disse mais de uma vez que não tomou nenhum imunizante — e, por isso, pode ter dificuldades para frequentar lugares em Nova York.