Bolsonaro presta homenagem ao Papa Francisco e destaca seu papel de unidade e esperança
Internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao Papa Francisco, falecido na madrugada desta segunda-feira (21). Em recuperação da cirurgia mais invasiva desde o atentado à faca que sofreu em 2018, Bolsonaro ressaltou a importância do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio como símbolo de fé, união e orientação moral.
“O Brasil e o mundo sempre viram na figura do Papa um sinal de unidade, esperança e orientação moral”, escreveu Bolsonaro em sua conta na rede social X. “Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza.”
Na publicação, o ex-presidente também destacou que o Papa Francisco ocupava não apenas uma das mais altas lideranças da fé cristã, mas também representava a continuidade de uma tradição milenar do papado, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações.
Francisco liderou a Igreja Católica por 12 anos e foi o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história. Seu legado espiritual e sua atuação voltada à justiça social marcaram profundamente fiéis e líderes ao redor do mundo.
No último dia 13, o ex-presidente foi submetido a uma extensa e complexa intervenção cirúrgica de 12 horas, que desobstruiu parte do intestino afetado pela facada do atentado de 2018. E evolui bem, segundo o boletim médico divulgado nesta segunda. Leia:
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Segue com boa evolução clínica, sem febre e pressão arterial controlada. Foram retirados os drenos do abdômen e realizada a troca do curativo da incisão cirúrgica, que se encontra em excelente aspecto. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue intensificando a fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”.
– O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações.
– Para o Brasil e o…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 21, 2025