Bolsonaro exalta agora a “proxalutamida” como remédio para Covid-19

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

“Se a minha mãe tiver um quadro grave de Covid, eu vou autorizar ela a ser submetida a um tratamento com proxalutamida”, propôs o presidente sobre o remédio para câncer de mama e de próstata, em estudo

 

Ao deixar o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na manhã deste domingo (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que se reunirá com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (19), para discutir a aplicação de novo medicamento para a Covid, uma “nova cloroquina”.

“[A proxalutamida] já existe no mercado, ainda sem forma legal e comprovação científica, mas tem curado pessoas com Covid”, defendeu. “Vamos fazer um estudo disso aí e apresentar. Nós temos que tentar, como já sempre disse. Na guerra do Pacífico, não tinha sangue para os soldados, e resolveram botar água de coco e deu certo”, acrescentou o mandatário.

O chefe do Executivo nacional teve alta depois de quatro dias internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para tratar de uma obstrução intestinal. “Falar em medicamento contra a Covid virou coisa de criminoso”, pontuou o presidente, na saída, ao se dirigir ao pastor Valdemiro Santiago, que o acompanhou na alta médica.
Bolsonaro disse que o novo medicamento será testado de forma emergencial. “Se a minha mãe tiver um quadro grave de Covid, eu vou autorizar ela a ser submetida a um tratamento com proxalutamida”, frisou.

A proxalutamida ( GT-0918 – 普克魯胺 ) é um medicamento oral em testes para o tratamento de câncer de próstata e de mama. Ele foi desenvolvido pela indústria farmacêutica chineesa Suzhou Kintor Pharmaceuticals, uma subsidiária da Kintor Pharmaceutical Limited, e atualmente está em testes para o tratamento da COVID-19.

A proxalutamida está em estudos de fase III para mCRPC (Câncer de próstata) como monoterapia e em combinação com abiraterona. Nos Estados Unidos, está em um estudo de fase II como monoterapia para mCRPC. Também está em fase I em testes para Câncer de mama.

Em 5 março o FDA dos EUA aprovou o pedido de investigação para novos fármacos (IND) para uso da proxalutamida em infecções causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

O proxalutamida é um antiandrogênio não esteróide (NSAA) – especificamente, um antagonista silencioso de alta afinidade seletivo do receptor de androgênio (AR).

 

Mais lidas

Projeto Brilho do Sol – FEHSOLNA II ilumin...
IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF
Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
...