Bolsonaro apresenta evolução clínica, mas segue na UTI sem previsão de alta
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta boa evolução clínica e pressão arterial controlada, segundo boletim médico divulgado neste domingo (20). Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, Bolsonaro permanece em recuperação de uma cirurgia realizada há uma semana, sem previsão de alta.
Por meio de seu perfil na rede social X (antigo Twitter), o ex-chefe do Executivo agradeceu as mensagens de apoio e orações, afirmando que tem se mantido estável, com resposta clínica considerada positiva pelos médicos. Ele também compartilhou uma imagem da região abdominal operada, decorrente do atentado sofrido durante a campanha presidencial de 2018.
O boletim médico confirma que Bolsonaro continua em repouso absoluto, sem receber visitas e ainda sem alimentação oral. O ex-presidente segue com nutrição parenteral exclusiva, por meio de sonda, já que ainda não apresenta movimentos intestinais efetivos. A equipe médica explicou que essa condição é consequência da complexa cirurgia de 12 horas, que desobstruiu parte do intestino afetado pela facada.
Segundo Bolsonaro, as sessões de fisioterapia têm sido intensificadas para acelerar a recuperação. “Hoje pela manhã retiraram o curativo na área dos pontos centrais para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda de meu abdômen”, informou na publicação.
Na mesma mensagem, ele desejou uma feliz Páscoa aos seguidores. “Hoje é um dia sagrado, que toca o coração de todos os cristãos e fala à alma de toda a humanidade”, escreveu.
Mensagem de Páscoa:
“Crer é um ato íntimo e livre, mas é impossível ignorar a beleza e a força das palavras que, há milênios, iluminam caminhos, curam feridas e reacendem esperanças. Cristo é o reflexo mais puro do amor, da entrega e da compaixão. Seu exemplo atravessou séculos, moldou os alicerces da nossa cultura e ainda hoje sustenta os valores que nos mantêm vivos. Que esta Páscoa não seja apenas uma comemoração, mas um recomeço. Que ela reacenda nossa fé – em Deus, na vida, no Brasil e em um futuro onde o bem vença, mesmo em meio à dor e à dúvida. Uma Páscoa de paz, renascimento e luz a todos os corações!”
E leia o boletim médico divulgado neste domingo (20):
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Encontra-se com a pressão controlada e com boa evolução clínica. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e as medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”.