Bolsonaro e os 4 pretendentes

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Redes Sociais

 

Governadores disputam apoio bolsonarista em ato pró-anistia na Avenida Paulista

Quatro governadores considerados potenciais herdeiros do capital político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram, neste domingo (6), da manifestação pró-anistia realizada na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento serviu como novo termômetro da disputa interna pelo apoio bolsonarista nas eleições presidenciais de 2026.

Estiveram presentes os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás) e Ratinho Junior (Paraná). Eles chegaram juntos ao lado de Bolsonaro, após um almoço no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Durante o ato, Tarcísio e Caiado ganharam maior visibilidade, posicionando-se ao lado do ex-presidente na maior parte do tempo. Já Zema e Ratinho Junior permaneceram mais discretos, mesclados entre parlamentares e outras autoridades presentes no carro de som principal. Entre os quatro, apenas Tarcísio discursou diretamente ao público.

A presença no evento marca um movimento de reaproximação por parte de Zema, Caiado e Ratinho, que haviam sinalizado distanciamento político de Bolsonaro em ocasiões anteriores. Agora, voltam a buscar espaço no eleitorado bolsonarista, mirando 2026.

Tarcísio de Freitas, considerado o principal afilhado político do ex-presidente, desponta como favorito para assumir a liderança do grupo bolsonarista. Ainda assim, Bolsonaro tem reiterado sua intenção de disputar a Presidência, mesmo após ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão do TSE se deu após Bolsonaro divulgar informações falsas e questionar o sistema eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores, em 2022. A defesa do ex-presidente recorreu, e a análise do recurso deve ocorrer ainda este ano.

Além disso, Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento na tentativa de golpe de Estado. O julgamento está previsto para ocorrer até o fim de 2025, na Primeira Turma da Corte.

Mais lidas

Senac-DF valoriza heróis da saúde e forma ...
Pesquisa de expectativa indica aumento de ...
Rafael Prudente propõe avanços para autist...
...