Presidente volta ao tema, depois de a Petrobras, reiteradas vezes, manifestar que dólar e preços internacionais do barril de petróleo comandam o sobe e desce dos preços
Governadores começam a se preocupar com possibilidade de terem ICMS reduzido, na composição dos preços dos combustíveis, caso ganhe corpo a tentativa do mandatário.
Em transmissão semanal nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) comunicou nesta quinta-feira (20) que negocia a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir a redução a zero da incidência de tributos sobre os combustíveis.
Segundo Bolsonaro, há um processo de inflação generalizada que não afeta apenas o Brasil.
Em 2021, a gasolina acumulou alta de 47,49% e o etanol, de 62,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Enquanto o diesel teve alta de cerca de 47% no mesmo período.
“Nós temos uma Proposta de Emenda à Constituição, que já está sendo negociada com a Câmara e o Senado, para termos a possibilidade de praticamente zerar os impostos dos combustíveis, o PIS e a Cofins”, afirmou o presidente quando estava no Suriname para uma visita oficial ao país. Ele interrompeu a viagem após a morte da mãe dele.
Assim, o chefe do Executivo manda o abacaxi para o colo do Congresso buscar uma saída para baixar os preços dos combustíveis.