Presidente afirmou que não estava no Japão, onde ocorre reunião do G20, para ser advertido por outros representantes de países
Ao desembarcar nesta quinta-feira (27) no Japão para o encontro do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), o presidente Jair Bolsonaro rebateu a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e disse que o Brasil “tem exemplo para dar para a Alemanha” sobre meio ambiente.
Na quarta-feira (26), Merkel havia dito ver com grande preocupação as ações de Bolsonaro sobre o desmatamento e que a situação do Brasil é “dramática”.
“O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores, que vieram aqui para ser advertidos por outros países, não. A situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento no passado como alguns chefes de Estado tiveram aqui”, disse Bolsonaro a jornalistas na chegada ao hotel em Osaka, onde irá se hospedar pelos próximos dois dias.
Visivelmente cansado e irritado, Bolsonaro culpou a imprensa ao comentar a fala de Merkel.
“Eu vi o que está escrito e, lamentavelmente, em grande parte o que a imprensa escreve não é aquilo”, disse.
Avisado por um jornalista que as observações de Merkel foram publicadas pela imprensa estrangeira, e não brasileira, Bolsonaro respondeu:
“Não interessa que foi alemã, e deixa eu terminar o raciocínio. Então tem que fazer a devida filtragem pra não se deixar contaminar por parte da mídia escrita, especialmente”, desabafou o presidente. Com informações do Estadão online.
Redação/Foto: Internet