O presidente Jair Bolsonaro disse que irá reajustar o salário de todos os servidores públicos federais se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios for aprovada no Congresso
“A inflação chegou a dois dígitos, então conversei com o [ministro da Economia] Paulo Guedes. Passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que nós podemos dar. A todos os servidores federais, sem exceção”, disse Bolsonaro nesta 3ª feira (16.nov), no Bahrein.
A PEC dos Precatórios, que foi aprovada pela Câmada e está em tramitação no Senado, pretende adiar o pagamento de dívidas judiciais em 2022 e usar os cerca de R$ 90 bilhões dos precatórios para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil, novo programa de distribuição de renda, no valor de R$ 400,00.
Bolsonaro ainda afirmou que a reforma administrativa não vai atingir os “atuais servidores”. E que só vai fazer concursos públicos essenciais.
Na 2ª feira (15.nov), o presidente Bolsonaro havia dito que estuda destinar parte dos recursos a serem liberados pela PEC para os servidores públicos.