Bolsonaro culpa Zambelli por derrota em 2022

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Palácio do Planalto - PR

 

Ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que ação armada de Carla Zambelli impactou sua eleição e custou votos decisivos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atribuiu a derrota na eleição de 2022 à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que, na véspera do segundo turno, sacou uma arma e perseguiu um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma rua no bairro Jardins, em São Paulo.

“A Carla Zambelli tirou o mandato da gente. Ela tirou o mandato da gente”, afirmou Bolsonaro durante participação no podcast Inteligência Ltda., nesta segunda-feira, 24. Para o ex-presidente, a atitude da deputada foi associada à sua política de ampliação do porte de armas, o que teria lhe custado votos.

Zambelli responde na Justiça por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo devido ao episódio. Até o momento, cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram para condená-la à perda de mandato. No entanto, o ministro Nunes Marques pediu vista, suspendendo o julgamento nesta segunda-feira. Para que a decisão seja consolidada, são necessários seis votos.

Durante a entrevista, Bolsonaro destacou o impacto do episódio na campanha: “Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara. Aquilo teve gente falando: ‘olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. A gente perdeu. São Paulo estava bem, né?”. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também participava do programa, respondeu: “A gente estava com 20 pontos [de vantagem]”.

A defesa de Zambelli encarou com “esperança” o pedido de vista de Nunes Marques e afirmou esperar que ele e os demais ministros “possam examinar minuciosamente o processo e constatar, como exposto nos memoriais encaminhados, que não pode prevalecer o voto condenatório proferido pelo Eminente Ministro Relator”.

Mais lidas

Sesc DF leva atendimento odontológico ao STF
CLDF garante gratuidade no transporte para...
Preta Gil morre aos 50 anos nos EUA após l...
...