Bolsonaro desiste de comparecer ao funeral da mãe de Valdemar Costa Neto, apesar de autorização do STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desistiu de comparecer ao velório e enterro de Leila Caran Costa, mãe de Valdemar Costa Neto, presidente do PL. Apesar de ter sido autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, Bolsonaro avaliou que não chegaria a tempo para as cerimônias.
Leila Caran Costa faleceu na madrugada desta terça-feira (3), aos 99 anos, em Mogi das Cruzes (SP). Moraes autorizou a presença de Bolsonaro no velório e no enterro, mas a decisão foi tomada cerca de três horas após o pedido da defesa do ex-presidente. O sepultamento está marcado para as 17h. A defesa de Bolsonaro planeja solicitar permissão para que ele compareça à missa de sétimo dia.
A proibição de contato entre os dois está em vigor desde 8 de fevereiro. Na ocasião, Moraes vetou qualquer contato entre o ex-presidente e outros investigados por suposta tentativa de golpe de Estado, como os ex-ministros Augusto Heleno, Braga Netto e Anderson Torres. Todos eles foram indiciados pela Polícia Federal no último dia 21.
Em face da excepcionalidade do pedido e da afirmação da defesa (“comprometendo-se o peticionário a não manter quaisquer conversas sobre as investigações em curso”), nos termos do art. 21, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, autorizo Jair Messias Bolsonaro a manter contato com o investigado Valdemar Costa Neto
Trecho da decisão de Moraes