Bolsonaro Anuncia Doação de Joias Sauditas em Caso de Decisão Favorável do TCU
Na quinta-feira, 8, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que leiloará e doará um dos conjuntos de joias sauditas para a Santa Casa de Juiz de Fora (MG) se o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar que os itens pertencem a ele. A Santa Casa é a unidade de saúde que o atendeu após o ataque com facada durante as eleições de 2018.
Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro destacou que está aguardando a decisão final do TCU e reafirmou sua intenção de fazer a doação. “Vou pegar o conjunto de joias, o conjunto que é meu, vou leiloar essas joias e vou doar à Santa Casa de Juiz de Fora”, afirmou o ex-presidente, que foi ovacionado por apoiadores durante o discurso. A declaração foi compartilhada também em sua conta no X (antigo Twitter).
As declarações de Bolsonaro vêm após o TCU decidir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisa devolver um relógio Cartier de R$ 60 mil recebido em uma viagem à França em 2005. Apesar da decisão, Lula indicou que pretende devolver o item, e a AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu da sentença. A decisão do TCU pode, em teoria, influenciar o caso de Bolsonaro, uma vez que o tribunal entende que não há legislação específica para presentes de caráter personalíssimo e de alto valor comercial.
Bolsonaro e outras 11 pessoas foram indiciados por envolvimento em um esquema de venda ilegal de joias sauditas no exterior. O ex-presidente é acusado de omitir a existência dos itens recebidos de órgãos federais e enfrenta acusações de lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa. As joias e relógios de luxo recebidos por Bolsonaro estão avaliados em R$ 6,8 milhões. Após o escândalo, os itens foram recomprados no exterior.
– Vou leiloar e doar, um conjunto de joias, à Santa Casa de Juiz de Fora/MG. pic.twitter.com/MtgRRTMRGa
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 10, 2024