Bolsistas de doutorado do DF podem se candidatar a pesquisas na Alemanha

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

FAPDF fomenta as bolsas de pós-graduação por meio dos editais institucionais do Programa de Pós-Graduação

 

Por Lucíola Barbosa

 

Os bolsistas de doutorado no Distrito Federal interessados em participar do programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha têm até o dia 31 de outubro, deste ano, para se candidatar às bolsas. Os interessados devem se inscrever na chamada junto ao órgão alemão – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) – responsável pelo programa. O principal intuito do programa é promover projetos de pesquisa no âmbito de programas de doutorado.

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é signatária dessa chamada internacional, baseada no Acordo de Cooperação entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o DAAD. A participação da FAPDF se dá por meio da manutenção da bolsa nacional de pós-graduação. A FAP fomenta as bolsas de pós-graduação por meio dos editais institucionais do Programa de Pós-Graduação (PDPG).

 

A gerente do Programa de Bolsas da FAPDF, Veridianne Nery, explica sobre a importância de a fundação aderir ao programa. “A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, focada em sua missão institucional de fomentar a pesquisa e a inovação, firmou esta parceria com o DAAD, por meio do Confap, com o objetivo de proporcionar aos bolsistas nacionais de doutorado, do Distrito Federal, a oportunidade de desenvolver pesquisa de ponta vivenciando a troca de experiências com pesquisadores alemães.”

 

Complementar

Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. As estadias de pesquisa (mobilidades) ocorrerão entre maio de 2024 e janeiro de 2025.

 

Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Co-financiado pelo DAAD, a mensalidade é de 650 euros e abrange cobertura de seguros de saúde e de acidentes, bem como subsídio de deslocação (despesas de viagem). As inscrições serão analisadas por um comitê de seleção independente composto por cientistas.

 

 

Serviço

Informações pelo link http://www.daad.org.br/auxilio.

Dúvidas pelo e-mail: auxilio@daad.org.br

Mais lidas

Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
Capacita, hidrata e brilha: Vem Pro Senac ...
...