O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estruturará projeto de valorização de ativos imobiliários da Fundação Universidade de Brasília (FUB). O escopo compreende um grupo de 13 terrenos de propriedade da Fundação, para os quais serão realizados estudos especializados com vistas a uma destinação que gere renda complementar para a Universidade de Brasília (UnB).
O contrato, assinado pelo diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, e a reitora da UnB, Márcia Abrahão, na quarta-feira, 11, tem por escopo um terreno de 17,4 mil m², no Setor Hoteleiro Norte, e 12 lotes na Super Quadra 207, Asa Norte, com extensão total de 9 mil m². Os imóveis se situam em áreas valorizadas do Plano Piloto em que há poucos terrenos disponíveis para construção.
Para o diretor Nelson Barbosa, o contrato com a FUB é “referência pelo porte dos ativos envolvidos, perspectivas de geração de renda para a universidade e abertura de possibilidades de parcerias em outras frentes com a UnB”. De acordo com a modelagem preliminar, os terrenos serão objeto de permuta para a construção de unidades residenciais e comerciais que, posteriormente, possam gerar receitas para a realização das atividades da UnB.
“Vamos manter a mesma sistemática que a UnB já adotou com outras projeções, sem receber dinheiro, mas recebendo patrimônio, cuja receita será revertida em melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão. É uma forma de garantir o futuro da UnB com alguma previsibilidade de arrecadação, já que não temos perspectiva de melhoria abrupta do nosso orçamento”, avaliou a reitora Márcia Abrahão. Além de contribuir para valorizar o patrimônio da UnB, a destinação dos imóveis tem potencial de promover o desenvolvimento urbano das áreas do entorno. Os estudos do projeto buscarão adequar o uso dos terrenos ao contexto urbanístico da capital federal.
Sobre a Universidade – Inaugurada em 1962, dois anos após a transferência da capital federal para Brasília, a UnB teve suas bases definidas pelo antropólogo Darcy Ribeiro e o educador Anísio Teixeira, e suas instalações foram projetadas por Oscar Niemeyer.
Hoje, o Campus Universitário Darcy Ribeiro, localizado na Asa Norte, abriga dezenas de institutos e faculdades, além de laboratórios, hospitais e restaurante universitário. Ocupando uma área de cerca de 400 hectares, o campus tem circulação diária de mais de 50 mil pessoas.