BNDES vai estruturar projeto imobiliário com foco em geração de receita para a UnB

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
UNB / Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estruturará projeto de valorização de ativos imobiliários da Fundação Universidade de Brasília (FUB). O escopo compreende um grupo de 13 terrenos de propriedade da Fundação, para os quais serão realizados estudos especializados com vistas a uma destinação que gere renda complementar para a Universidade de Brasília (UnB).

 

O contrato, assinado pelo diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, e a reitora da UnB, Márcia Abrahão, na quarta-feira, 11, tem por escopo um terreno de 17,4 mil m², no Setor Hoteleiro Norte, e 12 lotes na Super Quadra 207, Asa Norte, com extensão total de 9 mil m². Os imóveis se situam em áreas valorizadas do Plano Piloto em que há poucos terrenos disponíveis para construção.

 

Para o diretor Nelson Barbosa, o contrato com a FUB é “referência pelo porte dos ativos envolvidos, perspectivas de geração de renda para a universidade e abertura de possibilidades de parcerias em outras frentes com a UnB”. De acordo com a modelagem preliminar, os terrenos serão objeto de permuta para a construção de unidades residenciais e comerciais que, posteriormente, possam gerar receitas para a realização das atividades da UnB.

 

“Vamos manter a mesma sistemática que a UnB já adotou com outras projeções, sem receber dinheiro, mas recebendo patrimônio, cuja receita será revertida em melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão. É uma forma de garantir o futuro da UnB com alguma previsibilidade de arrecadação, já que não temos perspectiva de melhoria abrupta do nosso orçamento”, avaliou a reitora Márcia Abrahão. Além de contribuir para valorizar o patrimônio da UnB, a destinação dos imóveis tem potencial de promover o desenvolvimento urbano das áreas do entorno. Os estudos do projeto buscarão adequar o uso dos terrenos ao contexto urbanístico da capital federal.

 

Sobre a Universidade – Inaugurada em 1962, dois anos após a transferência da capital federal para Brasília, a UnB teve suas bases definidas pelo antropólogo Darcy Ribeiro e o educador Anísio Teixeira, e suas instalações foram projetadas por Oscar Niemeyer.

 

Hoje, o Campus Universitário Darcy Ribeiro, localizado na Asa Norte, abriga dezenas de institutos e faculdades, além de laboratórios, hospitais e restaurante universitário. Ocupando uma área de cerca de 400 hectares, o campus tem circulação diária de mais de 50 mil pessoas.

Mais lidas

Fabricação do Consenso no Brasil
Um em cada cinco hospitais brasileiros não...
GDF Mais Perto do Cidadão inscreve animais...
...