Bispo Renato elogia próprio trabalho, ironiza descontentes e frisa a aprovação 100% das matérias enviadas pelo Executivo para a CLDF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Administrador de Taguatinga Bispo Renato

Líder do governo Ibaneis Rocha na Câmara Legislativa do Distrito Federal, Bispo Renato, diz que não há atrito entre parlamentares e o governador. Ele, ainda, manda um abraço e as bênçãos de Deus para as pessoas que possa desagradar

Por Josiel Ferreira e Maurício Nogueira

O secretário de articulação do Governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Bispo Renato (PR), não rebate que tenha muita resistência entre os seus pares. Pelo menos quanto ao trabalho desempenhado na Casa. E para aqueles que desagrada retribui com “um grande abraço”. Além disso, deseja as bênçãos a todas as pessoas.

Em entrevista ao Tudo OK Notícias, o Bispo confirmou que todos os parlamentares que têm procurado o governador Ibaneis Rocha (MDB) e tem levado ideias tem sido acolhida. O diálogo com os parlamentares que estiveram no Palácio do Buriti é franco e não discrimina deputados inclusive da oposição.

O Bispo enfatiza que o dia em que o governador não o quiser mais no posto de líder não terá problema nenhum. “O cargo não é meu”, repetiu várias vezes, o parlamentar. “Enquanto o governador precisar que eu fique aqui, pode ter certeza que eu estarei por aqui”, reforçou Bispo Renato.

Apesar disso, não foi o que apurou o Tudo OK Notícias, em conversas com vários deputados descontentes. Vale a pena conferir a íntegra da entrevista, abaixo. 

Tudo OK NotíciasComo avalia o desempenho do senhor?

Bispo Renato – Estou aqui por um pedido pessoal do governador Ibaneis. É isso que as pessoas não entenderam até hoje. O que eu perdi de votação aqui na Câmara até hoje? Pensa. Nada.

Tudo OK NotíciasA Lei do Silêncio não foi votada ainda, a pauta do Executivo com relação a baixar os impostos…

Bispo Renato – O governo quer?

Tudo OK NotíciasNão sei, o senhor é da base…

Bispo Renato – Sim, é isso que estou dizendo para você. Tudo o que o governo quer foi aprovado.

Tudo OK NotíciasO que o governo está colocando em pauta.

Bispo Renato – Pautas novas? Temos, mas nada com pressa. Tudo o que foi pautado o governo aprovou aqui dentro da Casa. A maior resistência foi o DF Legal. Verdade? Foi aprovado com a maioria dos deputados.

O problema, o que tem que olhar o foco é tudo o que veio, 100% de aprovação. Uma coisa eu posso dizer. Tenho inimigo aqui dentro? Não.

Tudo OK Notícias – Corre nos bastidores que vai ter um grupo, principalmente, da base do governo que vai se tornar oposição. O senhor está sabendo?

Bispo Renato – Não existe isso. Esse é o grande problema. Vocês que são jornalistas, trabalham é simples. É fácil saber que estão apoiando o governo e quem não está apoiando o governo. É fácil, não sou eu que vou passar o bizu.

Tudo OK NotíciasO senhor está aqui para fazer essa ponte entre o GDF e o Legislativo. Por que, até hoje, o governador não recebeu os deputados? Tinham reuniões marcas e foram desmarcadas. Outros, ele nem atende.

Bispo Renato – Quem falou isso?

Tudo OK Notícias – Estou falando porque tem deputados que chegaram e disseram isso.

Bispo Renato – Todos os deputados estão sendo atendidos. O que está acontecendo é o seguinte. Muitas vezes marca para um dia, a agenda do governador não é a minha é de outra pessoa. O governador desmarca, mas todos são agendados. Já atendeu mais ou menos uns 15 deputados ou mais. De todos os que não foram atendidos atendeu a deputada Júlia, amanhã temos o deputado Veras, depois de amanhã, o deputado Leandro Grass. Essa semana tem Martins Machado, atende o Delmasso, José Gomes, João Cardoso, Robério Negreiros. Ele está atendendo todo mundo.

Tudo OK Notícias – Isso está acontecendo agora, por que antes não estava acontecendo…

Bispo Renato – Não, está acontecendo. A agenda legislativa do governador está acontecendo há trinta ou quarenta dias.

Tudo OK Notícias – Os pedidos dos deputados são atendidos também?

Bispo Renato – Quais pedidos?

Tudo OK Notícias – O senhor que pode nos falar…, emendas, por exemplo, cargos, uma administração…

Bispo Renato – Eu nunca vi, nenhum deputado chegar para o governador e pedir ou querer indicar alguém no governo.

Tudo OK Notícias – O senhor nunca viu e nem ouviu?

Bispo Renato – Não. E eu participo de todas as reuniões. Você vai receber alguma coisa se você não pedir? Emendas, por que não saíram ainda? Porque o crédito foi aprovado, deu problema, foi e voltou, foi e voltou, com erros corrigidos. Vão ser liberadas emendas para todo mundo. Pode ser da base ou oposição. Com o governador não tem esse negócio, não. O governador já conversou com a Arlete, com o Chico, com a Júlia. O governador está conversando com todos os deputados, independente de ser da oposição ou base. Não existe isso.

Tudo OK Notícias – Isso quem está falando é o senhor e o governador. O governo está se comprometendo, atendendo a demanda, aquelas que são necessárias…

Bispo Renato – De todo mundo, inclusive deputados de oposição. Todos pedidos, é isso que eu estou dizendo para você. Cargos, ah, mas você está dando cargo para o governador. Eu não sei. Até hoje, eu não vi nenhum deputado, que chegou para mim, ou na frente do governador e pediu: ‘olha, eu preciso de cargo’. Que eu tenha visto, não. Só pode ser contemplado como o que pede.

Tudo OK Notícias – O que o senhor tem a dizer as pessoas que estão insatisfeitas, digamos, não com a sua pessoa, mas com o seu trabalho?

Bispo Renato – Um abraço para elas (risos). Eu acho que contra a minha pessoa ninguém deve ter nada. Eu não posso. É isso o que estou dizendo para você. Eu vou ficar aqui ou não, o cargo não é meu. O cargo é de quem? Do governador. Se o governador chegar, vou precisar do cargo para dar para outro. Qual é o problema?

Tudo OK Notícias – As suas demandas foram atendidas pelo governador? Ouvi de uma pessoa que trabalhou com o senhor, no ano passado, que disse: ‘O bispo não está muito satisfeito porque houve alguns pedidos, que não foram contemplados, aceitos…

Bispo Renato – Estou muito satisfeito com o governador. Estou muito satisfeito com o governador. Eu não posso falar por ele. Mas eu acho que ele está muito satisfeito comigo. Eu falo por mim. Eu estou muito satisfeito com o governador. E não me apego ao cargo. O dia que ele precisar do cargo, pode ter certeza absoluta, estará a inteira disposição dele. O cargo é dele. E, se estou aqui, foi um convite dele. Se alguma pessoa a quem eu devo lealdade chama-se Ibaneis Rocha.

Tudo OK Notícias – O senhor está satisfeito com os novos deputados?

Bispo Renato – Totalmente. Só tem deputado do bem.

Tudo OK Notícias – O senhor acredita que nesses próximos quatro anos irão colocar o Distrito Federal no rumo certo?

Bispo Renato – É isso que eu estou dizendo. Os deputados que vão ao governador têm levado ideias e propostas maravilhosas. O governador tem encampado essas propostas. Como eu já disse, deputada Arlete, deputada Júlia Luci, deputado Iolando, todos os deputados que têm ido a uma conversa com o governador, tem sido encampado, o governador tem gostado muito das ideias que eles têm fornecido. É por isso que eu digo para você esses negócios, são pequeninhas que têm acontecido. Muito pelo contrário. O governador está muito satisfeito com a Câmara. Isso eu posso garantir. Satisfeito com os deputados. As propostas que chegaram a plenário foram 100% aprovadas. Aquilo que não tem fluído tem se chegado a acordos para que não possam avançar com os próprios deputados. E o que é bom. O que é a base do governo? São as pessoas do bem. Não importam quem sejam elas. Tem alguma rusga contra algum deputado por parte do governador? Zero, zero de rusga com qualquer deputado. Todos deputados estão sendo atendidos. Todos serão atendidos. E alguém tem alguma coisa, algum cargo no governo que possa fazer composição com pessoas do bem, qual é o problema? Sem problema nenhum. E, volto a insistir. As pessoas que não gostam do meu trabalho eu só tenho uma coisa para dizer para elas, volto a insistir, um grande abraço, que Deus abençoe a todas. Esse cargo não é meu. Então, eu não posso brigar por uma coisa que não é minha. Enquanto o governador precisar que eu fique aqui, pode ter certeza que eu estarei por aqui. Se amanhã ele achar que não? Não.

Tudo OK Notícias – O senhor está bem, está bem…hein?

Bispo Renato – É só felicidade…

Mais lidas

Criança de 9 anos morta em conflito em Cei...
Senac-DF e Casa de Chá: O encontro transfo...
Ajude o RS: Sesc-DF envia doações
...