A tâmara, fruta exótica oriunda do Oriente que há milhares de anos se estabeleceu como um alimento favorito em todo o mundo, é apreciada pelo seu sabor adocicado e pelas múltiplas formas como pode ser facilmente integrada nas mais variadas receitas.
Mas são os benefícios para a saúde da Tâmara Fresca que a fazem constar como uma necessidade absoluta em qualquer dieta. A composição nutricional desta fruta aninhada no coração do deserto não faz segredo: é muito rica em açúcar e fornece uma quantidade significativa de energia para o corpo, o que é criterioso para atletas que buscam melhorar o desempenho.
As tâmaras também são generosas em quantidades de fibras; vitaminas, como vitamina B6; minerais; entre outros fitonutrientes. Alguns nutrientes também são muito interessantes no combate ao estresse oxidativo, pois as tâmaras concentram antioxidantes.
Os profissionais de saúde estão recomendando-as cada vez mais em todo o mundo. De fato, os benefícios das tâmaras frescas são inúmeros: são ricas em micronutrientes, o que as torna uma fruta com propriedades excepcionais.
Aqui estão boas razões para consumir tâmaras frescas:
Fonte de vitaminas
As tâmaras contêm vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B6, também conhecida como piridoxina. Esta vitamina regula o humor e ajuda a combater a depressão. Na verdade, tem uma ação direta na produção de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores geralmente chamados de hormônios do bem-estar.
As tâmaras têm um papel no funcionamento do sistema imunológico e participam da renovação dos glóbulos vermelhos. Em quantidades menores, também concentram vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, E e K.
Tâmaras frescas são ricas em minerais
Esta fruta também é rica em minerais como potássio, magnésio, selênio, cobre e manganês. Um consumo de 100 gramas de tâmaras frescas fornece cerca de 15% das doses diárias recomendadas para cada um destes minerais.
O potássio contido nas tâmaras está envolvido no bom funcionamento do coração, enquanto o magnésio tem ação na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular. Já o selênio é um antioxidante que tende a reduzir as doenças inflamatórias.
As tâmaras também são ricas em ferro (1mg por 100g) e podem representar uma resposta na prevenção dessa deficiência. Estudos demonstraram que o consumo de tâmaras frescas parece ser benéfico no combate à anemia ferropriva.
Contêm propriedades antioxidantes
Os poderes antioxidantes das tâmaras são altos. Elas contêm vários componentes que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, inclusive com um papel na prevenção de uma série de doenças. Adicionar tâmaras à dieta diária ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
Os três antioxidantes mais poderosos nas tâmaras são carotenoides, flavonoides e ácido fenólico. Os carotenoides promovem uma boa saúde cardiovascular e ajudam a prevenir vários distúrbios oculares, como a degeneração macular relacionada à idade.
Os flavonoides desempenham um papel na redução de doenças inflamatórias e são conhecidos por seus efeitos protetores contra o câncer, diabetes e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Os ácidos fenólicos são estudados por suas propriedades anti-inflamatórias, reduzindo assim o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Excelente fonte de fibras
Com um teor alto de fibras – 57% de fibra insolúvel e 43% de fibra solúvel – as tâmaras são excelentes para melhorar a digestão e acelerar o trânsito intestinal. As fibras são conhecidas por sua capacidade de reter água no cólon, o que ajuda a manter um nível ideal de hidratação que facilita a evacuação. Ao potenciar o funcionamento do intestino, o consumo de tâmaras ajuda a combater o inchaço e a prisão de ventre, e a reduzir o risco de hemorroidas.
Sabe-se que o consumo de fibras pela população geralmente está aquém do necessário. No entanto, a fibra dietética tem muitas propriedades e benefícios para a saúde, como a prevenção do diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer de cólon.
Além disso, as fibras contidas nas tâmaras promovem a sensação de saciedade e ajudam a manter um peso saudável e estável.
Tâmaras impulsionam a energia
Ricas em carboidratos, mas também fontes de proteínas, as tâmaras são definitivamente um alimento para os esportistas. É interessante consumi-las antes do treino ou de um esforço físico, pois constituem uma excelente fonte de energia para o corpo. A glicose, frutose e sacarose deste fruto fornecerão então toda a energia necessária para uma atividade física intensa ou prolongada.
Embora muitos atletas as consumam antes dos exercícios, as tâmaras também são um lanche saudável após o treino. De fato, certos minerais e oligoelementos, como potássio e zinco, são interessantes para a recuperação muscular. As proteínas ajudarão a reconstruir as fibras musculares.
Um verdadeiro impulsionador de energia, as tâmaras também são interessantes para combater a fadiga e lutar contra patógenos com a chegada do inverno.
Tâmaras frescas são fáceis de incorporar em sua dieta
Práticas e pequenas para transportar, as tâmaras podem ser degustadas ao natural e são um excelente lanche para qualquer hora do dia.
Elas também são ideais para substituir o açúcar refinado em suas receitas ou sobremesas. A presença de fibra nas tâmaras realmente reduz o índice glicêmico e torna esta fruta uma fonte doce interessante. A absorção de açúcar no sangue é então retardada pelas fibras, limitando os picos de glicose.
Compre sempre suas tâmaras frescas em uma boa loja de produtos naturais, para que seja um produto de qualidade, com todas as propriedades preservadas. No geral, elas são encontradas secas, como passas e ameixas, e vendidas já em porções, mas também é possível encontrá-las à granel.