Beneficiários do Programa Bolsa Família devem fazer acompanhamento das condicionalidades de saúde para garantia do benefício

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Para continuar recebendo o benefício Bolsa Família, as famílias dos beneficiários que tem crianças ou gestantes e ainda não fizeram os acompanhamentos de calendário vacinal, pesagem e medição da estatura e pré-natal, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar os procedimentos.

Para continuar recebendo o benefício, sem riscos do mesmo ser suspenso ou até mesmo bloqueado, as famílias devem realizar os procedimentos de condicionalidades.

A Enfermeira Ivaní Lisboa, coordenadora das condicionalidades da saúde do PBF, explicou que o público alvo do chamamento são as mulheres em idade fértil e crianças menores de 07 anos.

Ao definir o cumprimento da condicionalidade de saúde como um dos critérios para o recebimento do Bolsa Família, o governo federal garante à população alguns serviços da Atenção Básica, como a vacinação, o acompanhamento do crescimento e o desenvolvimento da criança menor de sete anos.

Além do pré-natal para as gestantes, a assistência pós-parto e a vigilância nutricional.

“As famílias devem ser acompanhadas duas vezes ao ano. Esse acompanhamento é obrigatório, sendo um no primeiro semestre, nos meses de março a junho, e outro no segundo semestre, de agosto a novembro”, lembrando que o prazo para a 1ª vigência de 2019 termina no dia 30 de junho.

“O descumprimento dessas condicionalidades, ou seja, não comparecem a uma unidade de saúde básica para fazer o acompanhamento, nos itens referentes a esse critério, correm o risco de terem o benefício suspenso”, explicou o Secretário Municipal de Saúde Eduardo Rangel”.

Para fazer o acompanhamento na UBS é necessário apresentar os seguintes documentos:

  1. Cartão do benefício da pessoa responsável;
  2. Comprovante de endereço atualizado;
  3. Caderneta da criança, para comprovação da situação vacinal;
  4. Se for gestante, levar a caderneta da gestante devidamente preenchida, pelos profissionais responsáveis pelo acompanhamento do pré-natal, com a data da DUM, para inclusão no programa.

As 18 UBS (Unidades Básicas de Saúde), estarão atendendo no seu horário normal de funcionamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta­-feira.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM GDF

Mais lidas

Neymar prestigia título do Al-Hilal na Ará...
Corinthians perde para o Flamengo
Bolsonaro apresenta melhora, mas sem previ...
...