Bélgica anuncia fim do campeonato e título da temporada fica para o Brugge

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A Bélgica é o terceiro país da Europa a decretar o fim de seu campeonato nacional em meio à pandemia do novo coronavírus – antes foi Holanda e França. Nesta sexta-feira, uma reunião por videoconferência da Assembleia-Geral da Real Associação Belga de Futebol confirmou a decisão tomada no mês passado pela Jupiler Pro League, que organiza os torneios no país, e confirmou o título para o Brugge.

Na Bélgica, o regulamento é diferente das principais ligas na Europa. Após 29 rodadas, o Brugge estava na liderança com 25 pontos a mais (70 a 45) que o Gent, o segundo colocado. Restava apenas uma jornada para concluir a primeira fase da competição. Depois, os seis primeiros classificados seguiriam para um playoff para determinar o campeão e os clubes com vagas na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Assim, o Brugge e o Gent estão classificados para a Liga dos Campeões – o primeiro direto para a fase de grupos e segundo para o playoff -, o Charleroi garantiu vaga na fase de grupos da Liga Europa e o Royal Antwerp e o Standard Liège jogarão as fases preliminares desta competição. Pelo segundo ano seguido, o Anderlecht, clube mais tradicional da Bélgica, ficará de fora dos torneios europeus por terminar na oitava colocação.

Do outro lado da tabela de classificação, o Waasland-Beveren, com 20 pontos, foi o único rebaixado para a segunda divisão. Para decretar a equipe que subirá, ainda será disputada, sem data definida, a partida final do playoff entre Beerschot e Leuven. Na ida, o primeiro venceu por 1 a 0 e tem a vantagem. Caso o jogo não possa ser disputado até o início da próxima temporada, o Westerlo, que obteve o maior número de pontos na primeira fase, será o time promovido.

Com o título, o Brugge chegou ao seu 16.º na história e segue atrás do Anderlecht, que é o maior campeão do país com 34 no currículo.

Estadão Conteúdo50

Mais lidas

DF ganha índice inédito de sustentabilidad...
Moraes decide hoje sobre suposta violação ...
Caiado corre para proteger exportações goi...
...