Bancos apostam nas celebridades digitais para atrair novos clientes

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Em plena pandemia, bancos conquistaram mais de 10 milhões de novos clientes. Contas digitais são a aposta do mercado

 

 

O processo de bancarização do brasileiro está em franco desenvolvimento. Nem mesmo a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 foi capaz de impedir o crescimento das instituições financeiras. O Banco de Brasília (BRB) está no hall das instituições que podem comemorar.

 

Alguns fatores ajudam a compreender esse fenômeno, dois deles são o distanciamento social e o pagamento do auxílio emergencial. No primeiro ano de crise sanitária, dez milhões de novas contas foram abertas em todo o país. As contas digitais foram a grande aposta destas instituições.

 

Seja pela praticidade de acessar os serviços de forma digital, colaborando com as medidas de distanciamento social, ou para driblar regras que dificultam o saque do auxílio emergencial, as instituições bancárias não perderam tempo. Para se ter ideia, somente em 2021, 45,6 milhões de pessoas terão acesso ao auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, pago, exclusivamente, pela Caixa. Mas que pode ser antecipado por outras instituições, ou transferido via PIX, por meio da transferência do benefício para contas de familiares e amigos.

Mas não foi apenas o perfil dos clientes e o formato das contas que mudou. De acordo com o especialista em Marketing de Influência, Danili Strano, a forma de chamar a atenção dos clientes também ganhou nova fórmula. “Os bancos compreenderam que era preciso gerar afinidade com esses possíveis clientes. A mudança começou com as instituições privadas e passam a ser adotadas por bancos públicos e de economia mista. Os modelos são pessoas comuns, com as quais o cidadão se reconhece. Até bem pouco tempo, os personagens eram executivos bem-sucedidos, muito distantes do jovem e da dona de casa”, explicou.

Ainda de acordo com o especialista, o uso de celebridades da internet conquistou esse mercado. “Seja nas campanhas publicadas pelos grandes veículos ou nos anúncios digitais, a aposta está nos influenciadores. Sejam eles celebridades da televisão, ou pessoas que ganharam destaque na internet. Isso reduz custos e traz resultados muito positivos. Se a pessoa que eu sigo e confio fala bem daquele serviço, ele deve ser bom mesmo. É o que pensam os seguidores”, afirmou.

Contas digitais

Desde 2020 o Banco de Brasília (BRB) oferece aos clientes o Nação BRB Fla. Patrocinador oficial do Flamengo, o banco viu o crescimento das contas digitais e passou a apostar nesse mercado. No final do mês de abril, a versão digital do BRB ultrapassou o total de 400 mil contas abertas, em menos de um ano de operação. O número supera o total de clientes Pessoa Física na modalidade tradicional, que soma 372 mil usuários. Outras instituições tradicionais como o Santander, o ITAU e o Banco Safra também aderiram a modalidade.

Mais lidas

Ministro Lupi fala sobre fraude no INSS em...
Galvão surta com camisa vermelha da Seleçã...
Mais 71 mulheres em situação de violência ...
...