Banco Central avalia extinção do sistema de rotativo do cartão de crédito, anuncia Campos Neto

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

 

Taxas de juros elevadas e crescimento do número de parcelamentos motivam revisão da modalidade de crédito, buscando maior transparência e acessibilidade no mercado

 

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou a possibilidade de extinguir o sistema de rotativo do cartão de crédito no Brasil. Atualmente, essa modalidade de crédito apresenta uma das taxas de juros mais elevadas do mercado nacional e acumula juros sobre juros quando os clientes não conseguem quitar integralmente suas faturas.

 

Campos Neto destacou que o crescente número de parcelamentos e a ampliação da circulação de cartões de crédito no mercado foram fatores que contribuíram para a necessidade de reavaliar o sistema. O sistema de rotativo, que permite aos consumidores pagar uma parte do valor da fatura e adiar o restante para o mês seguinte, frequentemente resulta em encargos financeiros excessivos, devido às altas taxas de juros envolvidas.

 

A medida em estudo pelo Banco Central busca aprimorar a regulação do mercado de cartões de crédito, visando oferecer alternativas mais vantajosas para os consumidores e reduzir o endividamento excessivo. A discussão em torno da extinção do sistema de rotativo reflete a preocupação em tornar o mercado de crédito mais transparente e acessível, alinhado com as necessidades dos usuários e as melhores práticas financeiras.

Mais lidas

Projeto Brilho do Sol – FEHSOLNA II ilumin...
IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF
Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
...