O secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, informou na tarde desta terça-feira (16) a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina de combate à Covid-19 na capital baiana.
“Lamentamos o fim das primeiras doses da vacina para COVID-19! Nesse momento estamos suspendendo a vacinação em Salvador, para 1ª dose, continuando apenas com a 2ª dose! Aguardamos o recebimento de novas doses do Governo Federal para dar continuidade ao Plano de Vacinação”, disse o secretário.
Neste terça-feira, ao longo da manhã, o estoque do imunizante havia encerrado somente nos postos do 5º Centro de Saúde e no drive-thru da Arena Fonte Nova para a primeira dose em idosos acima de 83 anos, mas no final da manhã, o secretário divulgou a suspensão de toda imunização de primeira dose.
A prefeitura já havia informado que as doses para a segunda aplicação estavam reservadas e seriam usadas no grupo integrado na primeira etapa de vacinação.
A prefeitura não informou a possibilidade de usar doses da segunda etapa na primeira, pois a situação pode deixar a população (da segunda dose) descoberta caso novas doses não cheguem à capital baiana.