KODa Redação
O ex-governador de Minas Gerais, o tucano Eduardo Azeredo, abatido, se entregou em uma delegacia de Belo Horizonte, por volta das 14h45 desta quarta-feira (23). Ele é o primeiro político a ser detido pelo mensalão tucano e era considerado foragido da Justiça. Fontes próximas ao tucano estão apreensivos com a possibilidade de o tucano ficar vulnerável à depressão no cárcere.
Na terça-feira (22), o último recurso da defesa de Azeredo foi rejeitado pelos desembargadores da 5ª Câmara do Tribunal de Justiça de Minas (TJ-MG), que determinaram a execução imediata da prisão. Azeredo foi condenado a 20 anos e um mês de prisão por participação no mensalão mineiro.
De acordo com denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Azeredo foi um dos principais articuladores do esquema, que, ainda conforme a promotoria, funcionava retirando recursos de estatais como o Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e os repassava para a campanha pela reeleição de Azeredo, em 1998.