Em solo brasileiro, nesta sexta-feira (22), o avião transportando 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzidas pelo laboratório Sérum, chega da Índia.
O carregamento foi recepcionado por três ministros. Eduardo Pazuello, da Saúde; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; e Fábio Faria, das Comunicações. Eles estavam acompanhados do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy.
A aeronave deixou o país asiático por volta das 20h da quinta-feira (21) em direção a Dubai. De lá, o imunizante foi embarcado em um voo comercial da companhia aérea Emirates até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Em um avião da Azul, a carga será transportada para o Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, as doses serão inspecionadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para liberar a distribuição. O intervalo é de três meses entre a primeira e a segunda dose.
Amanhã a partir das 16h, as vacinas começarão a ser distribuídas para os estados. O avião da Azul Linhas Aéreas deve decolar 20h30 e chegar pouco antes das 22h ainda hoje.
A distribuição das vacinas aos estados pelo Ministério deve acontecer no sábado (23) após as caixas passarem por um processo de rotulagem. Segundo a Fiocruz, que será a responsável pelo procedimento, o processo deve durar de três a quatro horas. Ou seja, a expectativa é de que no domingo as vacinas já estejam nos estados.