Em seus primeiros 100 dias de gestão, Juracy Cavalcante destaca implantação de Governança Clínica, inovações tecnológicas e a busca por transparência e qualidade no atendimento aos cidadãos
Por Josiel Ferreira e Paulo Medeiros
Em entrevista ao Tudo Ok Notícias, Juracy Cavalcante destaca os principais pontos de ação durante seus primeiros 100 dias à frente do IGES/DF. O primeiro destaque foi a implantação da Governança Clínica, um modelo de gestão em saúde que visa melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes por meio de abordagens colaborativas e baseadas em evidências. Além disso, houve esforços para reabrir leitos e salas cirúrgicas, renovar o parque tecnológico e instrumentalizar unidades odontológicas. Foi criado também um Núcleo de Melhoria Contínua de Processos para buscar constantes melhorias na operação do sistema.

Em relação ao problema histórico de agendamento de consultas na saúde do Distrito Federal, Juracy destacou que a intenção é fazer uso intensivo da tecnologia para resolver esse problema. Um sistema de agendamento informatizado e disponível no telefone celular dos cidadãos está sendo desenvolvido para evitar deslocamentos desnecessários e proporcionar um melhor serviço à população. A previsão é de que, ainda neste ano, o sistema de acompanhamento das filas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) seja disponibilizado em tempo real no site do instituto.
O diretor-presidente também abordou a questão da transparência, mencionando que a tecnologia ajudará a aprimorá-la, proporcionando mais organização no tempo de deslocamento, permanência e atendimento dos pacientes nas unidades de saúde. Ele enfatizou que a ouvidoria é um canal disponível para a população fazer manifestações, reclamações ou elogios, e que todas as manifestações contra profissionais são apuradas pela Controladoria do IGES/DF e, em alguns casos, pela Controladoria do GDF.
Quanto à falta de médicos, Juracy mencionou as dificuldades para a contratação de profissionais em especialidades específicas, mas destacou os esforços para tornar o IGES/DF mais atrativo para os profissionais da saúde.
Sobre investimentos e inovações tecnológicas na área hospitalar, Juracy destacou a redução da fila de cirurgias oncológicas e a realização de estudos para a criação de um novo centro cirúrgico no HBDF (Hospital de Base do Distrito Federal). Ele também mencionou a inauguração de um novo centro de infusão para atender pacientes da oncologia e a disponibilização de salas de comando, desenvolvidas pelo IGES/DF, para acompanhar a operação hospitalar em tempo real.
Quanto à parceria entre o IGES/DF e a SES/DF (Secretaria de Saúde do Distrito Federal), Juracy ressaltou a importância da atuação conjunta e das trocas de informações e soluções para os problemas locais.

A entrevista também abordou planos de reestruturação e reforma do HBDF, um hospital com mais de 60 anos de construção, destacando a necessidade de modernização e estudos em andamento para a reforma gradual do local.

Por fim, Juracy mencionou a preocupação com a sobrecarga física e mental dos servidores da saúde, enfatizando a importância de aprimorar a gestão de pessoas e proporcionar mais qualidade no ambiente de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos profissionais.

Confira entrevista completa no link abaixo:
Avanços e Desafios: 100 Dias de Gestão do IGES/DF na Saúde do DF