Atualização de dados de combate ao Covid-19 não contou com Osnei Okumoto

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Os secretários da Casa Civil,  Gustavo Rocha, da Educação, Hélvia Paranaguá, e o adjunto de Gestão em Saúde, Artur Felipe Siqueira de Brito concederam entrevista coletiva nesta quinta-feira (26) com novos dados atualizados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Hélvia teve oportunidade de falar sobre a volta às aulas agora do ensino médio de forma positiva. Enquanto, Brito mostrou novos dados das variantes Delta e Gama registrados no DF.

Rocha informou, no tocante ao índice de transmissão está em 0,98%, sendo que na última coletiva na segunda (23) estava no patamar de 0.96%, mantendo-se abaixo de 1%. O secretário afirmou hoje, que há quatro pessoas na triagem e 49 leitos disponíveis. O que significa 62,88% de ocupação. O leitos de suporte ventilatório somam 109 vagos, 35% de ocupação.

De segunda (23) para quinta (26) foram aplicadas 47.165 doses de primeira dose. 24.401 foram de adolescente de 17 anos, metade do público em torno de 48 mil jovens. Foram vacinados do total 37.611 foram segunda doses. A expectativa até 25/08 para a segunda dose era vacinar 170.703 pessoas. No entanto foram alcançadas 198.676 pessoas.

Nesta quinta (26) foram recebidas 25.150 doses (1ª) e 5.850 doses da Pfizer – que a partir desta sexta (27) estarão nos postos –, porque os adolescente só podem receber no braço essa marca. No momento, em virtude dessa quantidade não será possível baixar a faixa etária. Ficará nos 17 anos, enquanto as doses não são enviadas pelo Ministério da Saúde. Rocha lembrou que a dose de reforço será da Pfizer e deverá impactar na vacinação de jovens de 17 anos.

Manifestações

O secretário da Casa Civil chamou atenção para as manifestações que devem ocorrer até 7 de setembro. No caso dos acampamentos de indígenas próximo ao Teatro Nacional, a Secretaria de Saúde disponibilizou ponto de atendimento, junto com a Fiocruz. Também realizou a testagem de 1.600 pessoas para Covid-19 e três delas testaram positivo. Esses foram encaminhados para Casa Abrigo e estão sendo monitorados pela Secretaria.

“Aglomeração de pessoas sempre é um fator que pode desencadear a disseminação do vírus. A Secretaria de Saúde vem acompanhando. Na verdade foram três indígenas que testaram positivo”, esclareceu ele, ao invés de 100 como foi ventilado na parte da manhã.

Ponto de referência da Asa Norte

Brito, representando o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, informou que o monitoramento dos indígenas tem parceria com o Ministério da Saúde. A UBS 2 na Asa Norte, na altura da 114/115 que é ponto de referência em caso de necessidade de atendimento médico.

Ele reforçou que a dose de reforço, divulgada pelo Ministério da Saúde, é direcionado ao público de 70 anos e imunossuprimidos após seis meses da segunda dose a partir do dia 15 de setembro.

“Só vamos começar a vacinação dessa população que tenha completado sua segunda dose até o dia 15 de de março para dar esse tempo dos seis meses pela recomendação do Ministério da Saúde”, pontuou Brito.

A diferença entre o número de vacinações e o de cadastrados é de 8%, em relação ao ConectSus. O secretário-adjunto destacou que houve recordes de vacinação de teve dias que foram aplicadas 70 mil doses aplicadas a mais de 100 mil também em um dia. A operacionalização é mais rápida que a digitação de dados, daí os 8%.

“A orientação é que caso precise viajar, compravar isso antes de aparecer no ConectSus, que o paciente se dirija até a unidade onde foi vacinado para que haja essa formalização”, completou Brito.

Em seguida, a secretária de Educação explicou que após o inicio das aulas presenciais no dia 5 de agosto, inicialmente com a educação infantil. No dia 9 foi a vez do ensino fundamental, 23 com o médio e agora será concluído com as classes de natureza especial dos Centros de Ensino Especial, Centros Interescolares de Línguas, escolas de música e outros. “O balanço que fazemos é bem otimista”, frisou a secretária.

Paranaguá enfatizou que todos os cuidados de segurança sanitária estão atendidos, assim como os protocolos de biossegurança. Ela aproveitou para agradecer os gestores das unidades escolares, também os vice-diretores, toda a equipe técnica da escola. “E deixar meu apelo para as famílias de encaminharem as crianças, os filhos, os estudantes às escolas. Todos os cuidados são feitos para eu eles se sintam seguros, ele, o pai, a mãe e o próprio estudante no ambiente escolar.

Delta

Sobre os dados atualizados de casos da variante Delta, Brito informou que há um acumulado de 173 pacientes com 49% de Delta e 51% de amostra Gama. Ou seja, 50 Gamas e 48 Deltas de 98 amostras analisadas. Sem nova morte por Covid-19 registrada.

Um adolescente de 16 anos, nesta tarde de quinta (26), portanto, fora do público-alvo, invadiu o posto de vacinação, agrediu a atendente. Não há informação de que houve perda de doses. A Secretaria de Saúde está apurando. “Isso é caso de polícia, na verdade”, informou Rocha. As forças de segurança foram acionadas para que investiguem o caso.

Mais lidas

Vídeo: Criança resgatada de incêndio em Fa...
Senac-DF oferece oficina gourmet gratuita ...
Celebração de Pentecostes altera o trânsit...
...