Atuação de Juscelino Filho será decisiva para consolidação do 5G no Brasil

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Alfredo Freitas, especialista em educação e tecnologia com 20 anos de experiência (Foto: Onevox Press)

 

 

Durante a cerimônia de posse, o novo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se comprometeu a acelerar o processo de expansão de tecnologias no país O ministro pretende maximizar a implantação do 5G e garantir a ampliação do acesso à internet da população. O especialista em educação e tecnologia, Alfredo Freitas, acredita que a tecnologia 5G é um instrumento crucial para a inovação da educação

 

Implementado gradualmente, o processo de substituição do sinal 5G, começou desde outubro do ano passado, onde cidades com mais de 500 mil habitantes foram contempladas e em dezembro as demais localidades. A nova tecnologia possibilita um melhor sinal de internet e qualidade de som e imagem. Alfredo Freitas, especialista em educação e tecnologia, acredita que esse investimento será extremamente positivo principalmente para a conectividade escolar.

“Recursos como vídeo aulas gravadas, plataformas online para interação, aulas online e ao vivo, além de outras ferramentas online estão ajudando as escolas e universidades brasileiras a manter a qualidade da educação. O ensino via internet é irreversível, por que já está se adaptando às salas de aula. A implementação e ampliação da tecnologia 5G será a grande aliada da educação, desde que os governos pensem conjuntamente na conectividade das escolas brasileiras”, explica Freitas.

A expectativa é que até o final deste ano a tecnologia chegue a todas as capitais. Segundo o Ministério da Comunicação (MCom), em um ano e meio as antenas estarão instaladas em cidades e metrópoles. O especialista Alfredo Freitas afirma que em algumas capitais em que a tecnologia já está em funcionamento, a conectividade precisa acompanhar a instalação da rede.

“Os impactos da tecnologia na educação, por exemplo, poderiam ter sido maiores se os investimentos necessários tivessem sido feitos para conectar as escolas no Brasil. A baixa conectividade, sem dúvida, representa um entrave para a consolidação dos benefícios que a tecnologia 5G poderia trazer para o sistema educacional brasileiro na modalidade remota, por exemplo”, afirma Alfredo Freitas.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem 20 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.

Mais lidas

Bolsonaro pode pegar até 43 anos, diz PGR
Câmara Legislativa aprova 134 proposições ...
Goiás reage às queimadas com força total
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.