Ato por anistia aos presos do 8 de janeiro reúne multidão em Copacabana
A orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi tomada por manifestantes neste domingo (16), em um ato que pediu anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o evento reuniu, segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), mais de 400 mil pessoas.
O protesto ocorreu sem incidentes. Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) reforçaram a segurança na região, garantindo a ordem pública durante e após a manifestação. “A PMERJ acompanhou, na manhã deste domingo (16), uma manifestação na orla de Copacabana. O ato, que reuniu mais de 400 mil pessoas, foi monitorado pelo 19º BPM, com apoio do 1º CPA e COE. Sem registros de ocorrência, a SEPM segue acompanhando a dispersão nos transportes públicos”, informou a corporação em nota.
A mobilização faz parte da estratégia do bolsonarismo para manter viva a narrativa de perseguição política contra os detidos pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. O evento também reforça a tentativa de Jair Bolsonaro de manter sua base mobilizada para as eleições de 2026, enquanto enfrenta investigações que podem torná-lo inelegível.