Ampliação de horários e guichês busca melhorar acesso aos medicamentos de alto custo
Mudanças no atendimento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), conhecido como Alto Custo, estão previstas para entrar em vigor a partir de junho. Durante o período mais crítico da pandemia, os pacientes eram atendidos em casa, porém, agora eles voltarão a receber atendimento presencialmente.
Para garantir o atendimento desses cerca de 11 mil pacientes, haverá uma ampliação no funcionamento das unidades de entrega dos medicamentos. Nas unidades localizadas na Asa Sul e no Gama, o horário de funcionamento será das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h aos sábados. Já na unidade de Ceilândia, o horário será das 7h às 19h, de segunda a sábado. Além disso, o número de guichês será mais do que duplicado: na unidade da Asa Sul, passará de sete para 17; em Ceilândia, de 11 para 23; e no Gama, de seis para 12.
Com essas mudanças, espera-se atender toda a demanda de pacientes ao longo do mês, sem a necessidade de filas ou de chegar no início do horário de funcionamento. Outra facilidade é a possibilidade de cadastrar até cinco pessoas, além do próprio paciente, para o recebimento dos medicamentos. Essas medidas têm como objetivo melhorar o atendimento e facilitar o acesso aos medicamentos de alto custo, garantindo uma assistência adequada aos pacientes que dependem desses tratamentos.
Atendimento facilitado
A gerente do CEAF, Mariana Mantovani, destaca a importância do funcionamento das unidades em horário ampliado. “O paciente poderá comparecer em qualquer dia do mês para retirar o seu medicamento”, afirma. Outra orientação é conferir previamente no site da Secretaria de Saúde (link: Farmácias de Alto Custo – Infosaúde ) se há disponibilidade do medicamento solicitado. Mais informações podem ser obtidas na página do CEAF https://www.saude.df.gov.br/componente-especializado