Aruc comemora 60 anos com bolo e boas perspectivas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Um dos destaques da festa de aniversário da Aruc foi o anúncio da perspectiva de regularização do terreno ocupado pela associação | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

 

Associação é uma das que serão beneficiadas por lei, sancionada em julho, que abre caminho para a regularização de terrenos

LUCÍOLA BARBOSA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: DÉBORA CRONEMBERGER

Durante evento de comemoração de seus 60 anos, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) foi presenteada, na noite desta quinta-feira (21), com boas notícias do Governo do Distrito Federal. Representando o  governador Ibaneis Rocha na solenidade, o vice-governador Paco Britto anunciou a expectativa de regularização do terreno ocupado pela Aruc até o início do ano que vem.

Um dos destaques da festa de aniversário da Aruc  foi o anúncio da perspectiva de regularização do terreno ocupado pela associação | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

A associação, que promove atividades culturais, esportivas e sociais há décadas no mesmo local, está próxima da segurança jurídica. Os contatos com a Terracap já estão avançados para obter o registro em definitivo.

Paco agradeceu o empenho dos deputados distritais ao aprovarem, por unanimidade, a lei n° 6.888, que cria a política pública de regularização fundiária de terrenos ocupados por clubes esportivos, templos religiosos e entidades sem fins lucrativos. Sancionada pelo governador Ibaneis Rocha em 7 de julho, a medida beneficia instituições culturais, permitindo que o espaço seja regularizado.

“Esta data é superespecial, mês de comemoração do Jubileu de Diamante, pedra preciosa que suporta altas pressões, que significa a resistência em manter esse espaço vivo”Rafael Fernandes, presidente da Aruc

Além disso, a norma permite que essas instituições prestem serviços gratuitos à comunidade e em troca possam seguir ocupando regularmente os espaços. Cinquenta e oito clubes e centenas de igrejas são beneficiados com a nova legislação.

De acordo com a lei, clubes e entidades sem fins lucrativos poderão assinar com a Terracap contrato de Concessão de Direito Real de Uso Sem Opção de Compra (CDRU-S) – uma espécie de escritura pública do terreno – registrada no cartório imobiliário. Dessa forma, eles garantem a ocupação regular do local pelo prazo de 30 anos, prorrogável por igual período.

“Esta data é superespecial, mês de comemoração do Jubileu de Diamante, pedra preciosa que suporta altas pressões, que significa a resistência em manter esse espaço vivo. Defender a cultura popular nunca foi fácil”, disse o atual presidente da Aruc, Rafael Fernandes, que é o primeiro presidente da instituição nascido no Cruzeiro.

Entre as privações impostas pela pandemia do coronavírus, uma das mais sentidas pela comunidade foi o cancelamento do carnaval deste ano. E falar de carnaval, em Brasília, é falar da Aruc, pois as histórias se confundem. Em 48 desfiles oficiais, foram 31 títulos de campeã, sendo  oito desses seguidos – um feito que nenhuma escola de samba do Brasil conseguiu até hoje.

Destaques

Em 2009, a Aruc recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. No esporte, acumula destaques. É campeã mundial feminina de handebol na Europa; e, neste mês, conquistou em São Paulo o Torneio Nacional Master de Handebol. No momento, representa o DF no Campeonato Brasileiro 2021 Beach Soccer, que está sendo realizado em Anchieta (ES) até domingo (24).

Como parte das ações voltadas à atuação comunitária, a pesquisa elaborada nos anos 1980 pela Aruc propiciou a fundamentação do decreto que instituiu a criação da Administração Regional do Cruzeiro. (Agência Brasília)

Mais lidas

Ana Hickmann se pronuncia após diagnóstico...
Lexa se emociona com palavras de padre Mar...
Radares de velocidade média chegam ao Bras...
...