Arthur Lira lança candidatura a presidente da Câmara com apoio de 160 deputados

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A eleição para a troca da Presidência da Câmara será no dia 1º de fevereiro

 

O líder do PP, Arthur Lira (AL), lançou sua candidatura a presidente da Câmara nesta 4ª feira (9) na sala da presidência do PP, no Senado. Ao seu lado havia representantes de bancadas que somam 160 deputados. Para ser eleito, ele precisará de ao menos 257 votos.

Lira prometeu um ambiente de liberdade na Câmara e de respeito ao tamanho dos partidos. “As relatorias vão voltar a ser pela proporcionalidade partidária. Os relatores terão autonomia sobre seus relatórios”, declarou.

Também disse que as pautas das sessões seriam conhecidas com antecedência por todos os deputados. Durante a pandemia essa é uma reclamação constante na Câmara.

“Quem for líder na minha gestão sabe que vai ter que trabalhar na 5ª feira da semana anterior”, disse.

Estavam na mesa ao lado de Lira, o presidente do PP, Ciro Nogueira, e os seguintes deputados:

Wellington Roberto (PL-PB, líder)
Diego Andrade (PSD-MG, líder)
Luís Tibé (Avante-MG, líder)
Fred Cota (Patriota-MG, líder)
Zé Silva (Solidariedade-MG, líder)
Eros Biondini (Pros-MG)
André Ferreira (PSC-PE, líder)
Margarete Coelho (PP-PI)

Ciro Nogueira também afirmou que Lira está próximo de formalizar o apoio do PTB. Nesse caso, além dos 160 representados na mesa, o apoio pularia para 171 deputados. Se todos esses deputados votarem em Lira é praticamente certo que ele chega ao menos no 2º turno.

Fontes que orbitam Lira divulgam nos bastidores que há a expectativa de obter apoio também de PSB e do Republicanos. Com mais esses 2, seriam 63 sob a influência do candidato do PP.

O PSB teve uma reunião virtual da bancada na tarde desta 3ª. Cerca de 18 deputados se manifestaram a favor de encaminhar um bloco com Arthur Lira. O partido soma 31 representantes na Câmara.

O Republicanos é o partido de Marcos Pereira, um dos pré-candidatos que disputava o apoio de Rodrigo Maia para concorrer. Pereira, que também é presidente do partido, está irritado com a demora de Maia em decidir seu candidato. A sigla tem 32 deputados.

Os partidos tendem a se aglutinar em torno de uma candidatura mais forte para poderem ocupar espaços melhores na Câmara. Relatorias de projetos, por exemplo, são distribuídas pelo presidente da Casa. Com informações do Poder 360. Foto: Sérgio Lima

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...