Aprovado por unanimidade projeto relatado por Leila sobre arbitragem que facilita vida de brasilienses

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia. rrÀ bancada, em pronunciamento, senadora Leila Barros (PSB-DF).rrFoto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por Maurício Nogueira

O Plenário do Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (21), o projeto de lei (PL 2097/2019) que cria a Vara de Execução de Títulos Extrajudiciais e de Conflitos Arbitrais. O matéria segue para sanção da Presidência da República.

O texto, relatado pela senadora Leila Barros (PSB-DF), atende à orientação da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). O CNJ, recomendou a todos os tribunais do País, em 2015, a designação de Varas Cíveis para processar e julgar conflitos que se enquadram na Lei de Arbitragem.

A alteração retira das Varas de Fazenda Pública a competência de julgar ações que tenham como parte as sociedades de economia mista, passando a tarefa para uma das Varas Cíveis ou Juizados Especiais Cíveis do DF.

Assim, viabilizando prestação de serviços jurisdicionais mais ágil e eficiente.

A reorganização judiciária do DF facilitará o acesso da sociedade à Justiça.

Tanto para tratar de conflitos, que se enquadram na Lei de Arbitragem, quanto para acionar as empresas de sociedade mista do Distrito Federal, como BRB, CEB e Caesb.

Ao apresentar o voto favorável à proposta, a parlamentar brasiliense destacou que o cidadão poderá recorrer à Justiça contra as empresas de economia mista com mais facilidade.

E, dependendo do valor da ação, até dispensar a contratação de advogados.

Além de descongestionar a Vara de Fazenda Pública, localizada no Plano Piloto, o cidadão poderá recorrer às Varas Cíveis mais próximas de sua residência. (Com assessoria)

Mais lidas

Projeto Na Sua Hora leva serviços públicos...
Senac debate nova unidade em Planaltina em...
Adasa fortalece transparência ao aderir ao...
...