Aprovação de Lula se mantém estável e reprovação cai, revela Datafolha
Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (18) revela que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu praticamente estável. A aprovação oscilou de 35% para 36%, enquanto a reprovação caiu de 33% para 31%. O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 13 de junho e ouviu 2.008 eleitores em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Os dados indicam uma leve interrupção na tendência negativa observada nos últimos meses, refletindo um momento de estabilidade na avaliação do governo. A proporção daqueles que consideram a gestão de Lula regular foi de 30% para 31%.
Percepção econômica
Em relação à economia, os resultados são mistos. Quarenta por cento dos entrevistados estão otimistas e acreditam que a situação econômica do país vai melhorar. No levantamento anterior, realizado em março, esse percentual era de 39%. Já 28% dos brasileiros esperam uma piora econômica, um aumento em relação aos 27% anteriores. Aqueles que preveem estabilidade somam 27%, comparados aos 32% do último levantamento. Outros 5% não souberam opinar sobre o futuro econômico.
Quando perguntados sobre a situação econômica nos últimos meses, 42% disseram que piorou, 27% afirmaram que melhorou, e 29% indicaram que permaneceu igual.
Avaliação da situação financeira pessoal
Sobre a situação financeira pessoal, 29% dos entrevistados afirmaram que melhorou, enquanto 24% observaram uma piora. Para 47%, não houve alteração significativa.
Vida após a posse
Desde a posse de Lula em janeiro de 2023, 26% dos entrevistados acreditam que a vida melhorou. Em contraste, 21% consideram que a situação piorou, e 52% não percebem mudanças em suas vidas.
Este levantamento destaca uma ligeira melhora na percepção do governo Lula, especialmente em meio a uma avaliação estável do seu desempenho e uma visão moderadamente otimista sobre o futuro econômico.