Paulo Mathias desmente Antônia Fontenelle ao vivo sobre presentes de Lula e reforça ética jornalística
O apresentador do programa ‘Morning Show’ da Jovem Pan, Paulo Mathias, contradisse publicamente Antônia Fontenelle na manhã de segunda-feira, 14, em resposta a um comentário feito pela youtuber. O comentário questionava uma suposta atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o recebimento de presentes. Fontenelle indagou: “Cadê os contêineres de presentes que o Lula ganhou de chefes de estado mundo afora? Ele prestou contas? Disse onde estão os presentes e o que foi feito com eles?”.
Até a Jovem Pan foi obrigado a desmentir a Antonia Fontenelle, que estava disseminando uma fake news ao vivo sobre o Lula.
— Tauat Resende (@eutauat) August 14, 2023
Em resposta, Mathias interrompeu e declarou: “Eu sou obrigado, por uma questão de ética jornalística, a me ater aos fatos”.
O apresentador então apresentou o posicionamento oficial sobre o assunto: “Lula devolveu 559 presentes incorporados ao seu acervo pessoal e pagou por itens desaparecidos. Fazendo esse registro aqui porque a gente sempre precisa se ater aos fatos”. De acordo com informações da CNN Brasil, os presentes foram oferecidos a Lula entre os anos de 2003 e 2010, conforme indicado pelo Tribunal de Contas da União. O TCU também informou que o presidente pagou a restituição em 10 parcelas de R$ 1,1 mil cada.