Na manhã deste sábado (29), a Secretaria da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) encaminhou um ofício à Polícia Civil para solicitar a realização de perícia para identificar a causa da pane ocorrida sexta-feira (28) nos equipamentos que armazenam os dados de todos os sites e sistemas hospedados no data center do GDF.
Em decorrência da pane, os acessos aos sistemas e portais do governo, como a Agência Brasília e secretarias, como de Educação e Segurança, ficaram indisponíveis durante a tarde e a noite de ontem. O problema foi identificado e sanado por volta de 22h dessa sexta (28) mas o acesso aos sites só retornou por volta de 1h deste sábado (29).
Para solucionar o problema foram acionadas equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUTIC), do fornecedor e do fabricante do equipamento.
O problema ocorreu após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, revelar que existe uma dificuldade de fazer a rede de internet funcionar no Palácio do Buriti, durante o lançamento dos testes da tecnologia 5G no Biotic/SA. “Eu gostaria de resolver o problema da internet no Palácio do Buriti, porque não funciona”, disse Ibaneis, na última quarta (26). JBr