Após o fim da greve, metroviários ameaçam nova paralisação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Áudios mostram a sinalização dos servidores de uma nova paralisação. Assembleia da categoria está marcada para esta quinta (1), às 21h30

 

14 dias após a maior greve dos metroviários da história do Distrito Federal, a categoria pode estar caminhando para uma nova paralisação. Em mensagens de voz que circulam em aplicativos de conversas e redes sociais, alguns metroviários sinalizam essa possibilidade. Líderes do Sindicato dos Metroviários (SindMetrô) organizam uma assembleia prevista para ter início às 21h30 — apesar de alguns áudios mencionarem 22h — desta quinta-feira (1/8), na Estacão Águas Claras. A mensagem abaixo fala sobre a reunião.

A nova greve seria reação de defesa em relação a determinação do Tribunal Superior de Justiça (TST) do último dia 9 de julho, que derrubou o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos metroviários. Por conta da suspensão, os servidores deixarão de receber, neste mês de julho, auxílios como vale-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, entre outros. O corte pegou a todos de surpresa.

Segundo as informações que circulam em grupos de WhatsApp, o objetivo é buscar acordo para que não seja preciso retornar à rotina de greve. Representantes do SindMetrô estiveram no gabinete da presidência do TST para negociação na última quarta-feira (31/7). “A expectativa é que seja favorável à gente no sentido de reverter a suspensão das liminares, até para que a categoria não tenha que voltar a uma situação de conflito, que seria a retomada da greve para estabelecimento da negociação e de um novo Acordo Coletivo de Trabalho”, afirma um membro.

Em outra mensagem de voz, uma mulher responde perguntas com relação ao percentual de funcionários que teria de trabalhar caso haja uma nova paralisação. “Estas questões sobre como será feita a estratégia de greve, percentual de funcionamento, entre outras, serão discutidas na assembleia”, responde. JBr

Mais lidas

Segurança reforçada: Sindhobar propõe parc...
Fecomércio + Perto de Todos em Planaltina:...
Formação Técnica em Meio Ambiente com o Se...
...