Equipe resgata anta ferida no Parque Nacional de Brasília e GDF intensifica ações de reabilitação da fauna afetada por queimadas
Uma ação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), brigadistas florestais, ICMBio e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental resultou no resgate de uma anta ferida no Parque Nacional de Brasília. O animal, encontrado com queimaduras nas quatro patas, foi encaminhado ao Zoológico para tratamento médico veterinário. Em estado debilitado, a anta não precisou ser sedada e já apresenta quadro estável após receber os cuidados necessários.
Como parte da resposta emergencial aos incêndios que afetam a fauna do Parque Nacional, o Governo do Distrito Federal instalou uma tenda de apoio para resgatar e reabilitar os animais atingidos pelas queimadas. A SEMA, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), tem ampliado esforços para atender animais silvestres e domésticos que sofreram com os incêndios, fornecendo cuidados imediatos e garantindo a reintegração ao habitat natural.
Esta ação integra o plano contínuo do GDF para proteger a fauna do Distrito Federal e minimizar os impactos das queimadas sobre o ecossistema local.
Fotos: Brigadistas do IBRAM