ANS suspende 38 planos de saúde devido a problemas de cobertura

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

ANS suspende a venda de 38 planos de saúde devido a reclamações de cobertura assistencial

 

 

A partir desta terça-feira (3), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a comercialização de 38 planos de saúde de dez operadoras, em resposta a reclamações relacionadas à cobertura assistencial registradas no segundo trimestre de 2023.

 

A ANS faz um alerta aos consumidores para que evitem contratar qualquer plano de saúde presente na lista de suspensões e que denunciem qualquer oferta que recebam desses planos à agência.

 

Segundo a ANS, essa medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, uma iniciativa que acompanha regularmente o desempenho do setor e visa proteger os consumidores.

 

Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, ressalta a importância da suspensão temporária da comercialização, afirmando que “um total de 394.313 beneficiários estão protegidos com essa medida, pois esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras demonstrarem melhorias nos resultados do monitoramento”.

 

A ANS também divulgou uma lista com 12 planos de seis operadoras que foram liberados para voltar a ser comercializados após análises realizadas no mesmo período do Monitoramento da Garantia de Atendimento. A lista dos planos reativados pode ser consultada no site da ANS.

 

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente e leva em consideração as reclamações recebidas pela ANS, bem como o número de beneficiários dos planos de saúde. As queixas consideradas nesse monitoramento incluem o não cumprimento de prazos máximos para consultas, exames e cirurgias, bem como a recusa na cobertura assistencial.

 

Durante o período de 1º de abril a 30 de junho, foram registradas 58.035 reclamações referentes à assistência prestada pelos planos de saúde.

Os usuários que desejarem fazer denúncias à ANS, obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados pelas operadoras de saúde podem entrar em contato gratuitamente pelo Disque ANS (0800 701 9656) ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora.

Mais lidas

O forasteiro, o slogan “Galvão” e o ataque...
Fecomércio-DF celebra a força do setor com...
Bolsonaro deixa UTI em meio a pressão do STF
...