A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aguarda esclarecimentos da Golden Cross acerca da suspensão das vendas de seus planos de saúde. Até o momento, a ANS não recebeu um pedido formal para a suspensão e, por isso, a operadora não está autorizada a adotar essa medida.
Na última sexta-feira (7), a ANS enviou um ofício à Golden Cross solicitando esclarecimentos após a veiculação de anúncios na imprensa sobre a suspensão das vendas. “A operadora não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho). Todos os planos registrados na reguladora e com status ‘ativos’ devem permanecer disponíveis para aquisição até que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS”, afirmou a agência.
Sobre a parceria que permite aos beneficiários da Golden Cross utilizarem a rede da Amil, a ANS informou que não há necessidade de autorização, pois a lei e os normativos da saúde suplementar permitem essa prática. “É necessária comunicação à reguladora apenas se houver alteração no tipo de contratação registrada. Como a Golden Cross atua com rede direta, deverá alterar seu registro junto à ANS para utilizar a rede da Amil (rede indireta), o que ainda não foi feito”, explicou a agência.
A ANS enfatizou que, por não se tratar de transferência de carteira, não há mudanças no atendimento aos clientes, e a Golden Cross permanece responsável pela assistência. “As operadoras devem oferecer todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, conforme contrato e dentro dos prazos estabelecidos pela ANS.” A Golden Cross foi procurada para comentar, mas ainda não se manifestou.