Aneel mantém bandeira vermelha e conta de luz continuará cara em setembro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Custo adicional será de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos; agência prevê permanência do quadro de estiagem e necessidade de termelétrica

 

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária vermelha em seu primeiro patamar no mês de setembro. Com isso, as contas de luz continuam com taxa extra de 4,00 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh). Essa é a bandeira tarifária em vigor desde o início deste mês. “A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica. Esse cenário requer a manutenção de parcela relevante da oferta de energia sendo atendida por meio de acionamento do parque termelétrico, influenciando o valor do preço da energia e sua repercussão sobre os custos relacionados ao risco hidrológico”, informou a agência.

No sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, a cor verde não tem cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no país. Na bandeira amarela, com condições menos favoráveis, a taxa extra é de 1,50 real a cada 100 kWh consumidos. A bandeira vermelha pode ser acionada em um dos dois níveis cobrados. No primeiro nível, o adicional é de 4,00 reais a cada 100 kWh. No segundo nível, a cobrança extra é de 6,00 reais a cada 100 kWh.

As bandeiras tarifárias indicam o custo da energia gerada para possibilitar o uso consciente de energia. Antes do sistema, o custo da energia era repassado às tarifas no reajuste anual de cada empresa, e tinha a incidência da taxa básica de juros. A bandeira tarifária que vai vigorar em outubro será divulgada pela Aneel no dia 27 de setembro.

 

Mais lidas

Problema no quadril pode causar desconfort...
Brasilienses pedalam mais de 614 mil quilô...
Vacinação contra meningite no DF
...