ANÁLISE SISTEMÁTICA DAS ELEIÇÕES DE SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O cientista político, Renato Botelho, analisou pesquisas realizadas para as eleições ao cargo de Santo Antônio do Descoberto em 2.020 e garante: Valter da Guarda-Mirim é o favorito.

Para o cientista, que acertou 19 do 24 deputados distritais eleitos, 7 dos 8 candidatos a deputado federal e que também anunciou, em primeira mão, que Ibaneis Rocha venceria as eleições do DF, quando este ainda obtinha 0,3% das intenções de voto está analisando cenário do entorno do Distrito Federal.

A primeira cidade analisada é Santo Antônio do Descoberto e garante que a menor rejeição é do candidato Valter da Guarda Mirim. Botelho arremata “neste primeiro cenário, observei os índices de rejeição dos candidatos. O atual prefeito possui índice de rejeição que ultrapassa os limites do aceitável para uma candidatura”.

O atual prefeito e pré-candidato a reeleição, Aleandro Caldato, é conhecido por ser um dos sócios do Grupo Renascer e assumiu o comando da prefeitura por ser vice do prefeito cassado Adolpho Von Lohrmann que para muitos falava da “falência” da prefeitura. Antes desses o prefeito foi Itamar Lemes do Prado, empresário dono da Construtora Lemes do Prado.

Outro pré-candidato que inicia na corrida eleitoral é André Luiz, que possui empreendimentos na área de revenda de gêneros alimentícios na cidade.

Conforme as pesquisas realizadas, de forma relevante, aparecem apenas Aleandro Caldato, André Luiz e Valter da Guarda Mirim. Porém, a rejeição à atual administração de Aleandro Caldato é enorme. A cidade está esburacada. A educação fundamental foi abandonada. E a cidade está parada. A população não vai aguentar mais quatro anos de inanição. O atual prefeito, porém, aparece em primeiro lugar nas pesquisas com 13,2% das intenções de voto na estimulada. O índice de rejeição está em 58,7%.

O segundo candidato mais lembrado é Valter da Guarda-Mirim. O pré-candidato que já foi vereador e vice-prefeito da cidade é lembrado positivamente por 11,1% das intenções de voto. Possui o menor índice de rejeição. Apenas 6% não votariam em Valter da Guarda-Mirim.

O terceiro candidato é André Luiz. O pré-candidato foi lembrado especialmente por pessoas ligadas à classe A e B da sociedade de Santo Antônio. André Luiz aparece como representante da elite da cidade e possui apoios de famílias tradicionais. Aparece lembrado por 5% das intenções de voto. Possui rejeição que ultrapassa 24%. A rejeição se deu para os entrevistados porque afirmam que “André é representante dos ricos”, “Ele só quer melhorar seus empreendimentos”, “Eu não vendo meu voto”, entre outras respostas aos questionários.

Dentro do cenário de vereadores, quem apoiar abertamente Aleandro ou André perdem significativo quadro do eleitorado. A rejeição retira votos de quem fizer dobradinhas muito radicais. A estratégia que poderá ser adotada por vereadores é receber o apoio financeiro oferecido, mas apoiar nomes que possuem rejeição baixa na prática.

Mais lidas

Helicóptero com presidente do Irã cai no A...
Gabigol pede desculpas por usar camisa do ...
Inocentado após 12 Anos: DNA liberta jardi...
...