ANÁLISE DAS ELEIÇÕES 2018 PARA DEPUTADO FEDERAL

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Por Renato Botelho Machado

 

A análise que faço abaixo é apenas uma fotografia do atual momento político e suas consequências no contexto político local (Distrito Federal).

Pela minha análise, os eleitos serão FILLIPELLI ou DEFENSOR KLEBER, FLÁVIA ARRUDA, JÚLIO CÉSAR, PAULA BELMONTE, ERIKA KOKAY, MARCOS DANTAS e PAULO FERNANDO.

 

Verifico que alguns nomes vêm despontando para as eleições do Distrito Federal, enquanto outros nomes ainda poderão surgir e alterar a estimativa que faço com base em pesquisas de campo.

Minhas pesquisas são realizadas para embasar e aprofundar o contexto que estamos passando.

Como temos apenas 8 vagas, muitos nomes fortes estarão fora de uma cadeira na CÂMARA FEDERAL.

Seguem abaixo os nomes que acredito estarão na Câmara dos Deputados a partir de 2019, repartidos por coligação/partido (ordem alfabética):

COLIGAÇÃO BRASÍLIA DE MÃOS LIMPAS (PSB / PV / PC do B / PDT / REDE)

MARCOS DANTAS, por conta do apoio ostensivo do governo e pelo seu papel de articulador do partido é certeza de vitória.

COLIGAÇÃO PRA FAZER A DIFERENÇA I (MDB/PP/PSL/AVANTE):

FILLIPELLI ou DEFENSOR KLEBER. O candidato do MDB possui uma pequena vantagem à Câmara Federal. Entretanto o candidato do Avante cresceu nas bases dos estudantes, advogados e servidores públicos (federais e distritais) e pode surpreender.

Celina Leão recuou nas intenções de voto por conta da Operação Drácon.

COLIGAÇÃO RENOVAR DF (PTB / PHS / PTC / PATRIOTAS)

PAULO FERNANDO. O candidato do Patriotas já é testado nas urnas e por conta do voto dos católicos e parte do espólio da frustrada ida de Bolsonaro para o Patriotas, pode surpreender e conseguir a última vaga das eleições deste ano. Deve pegar a última vaga da sobra, mesmo após o indeferimento do registro dos candidatos do PTB.

COLIGAÇÃO RENOVAR DF 2 (PROS / PMB / PMN)

JOAQUIM RORIZ NETO. Com os últimos acontecimentos, é praticamente certa sua vaga, puxando todo o espólio de seu avô, o finado líder político Joaquim Roriz. Fica de fora Hélio José, atual Senador pelo DF.

COLIGAÇÃO UNIÃO E FORÇA (PSDB/PR/DEM)

FLÁVIA ARRUDA. Com a campanha arregimentada pelo eleitorado do marido, sua vaga está garantida.

Laerte Bessa, atualmente deputado, não possui chances matemáticas, podendo ficar em terceiro na coligação.

COLIGAÇÃO UNIDOS PELO DF (PRB / PODEMOS / PPS / SOLIDARIEDADE / PSC / PSD)

JÚLIO CÉSAR E PAULA BELMONTE. O primeiro é tiro certeiro da Igreja Universal no pleito desse ano. Já a segunda, apesar de desconhecida pela maioria do eleitorado, vem despontando pelo poderio econômico empregado na campanha, vindo do patrimônio estratosférico de seu marido, o advogado e candidato a suplente de senador, Luís Felipe Belmonte.

PT

ÉRIKA KOKAY. Vaga garantida da esquerda nessas eleições, a candidata conseguirá, sem sombra de dúvidas, a manutenção do seu mandato.

Mais lidas

Maio Laranja: GDF combate exploração infan...
Webinar gratuito orienta como ser uma Empr...
Senac-DF: Curso de florista atende demanda...
...