Alíquota do IOF tem mudanças. Confira alterações

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A partir deste sábado, 1º de janeiro, a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) passou por uma grande mudança.

alíquota diária do imposto volta a ser de 0,0082% ao dia somente para operações de crédito, sendo válido para rotativo do cartão ou empréstimos. Em setembro deste ano, o governo tinha decidido alterar a alíquota.

A alíquota fixa, que integra o IOF, não passará por alterações e segue em 0,38%.

Veja a tabela completa:

Aumento do IOF pode ser prorrogado pelo governo 

Os bancos e tomadores de empréstimos devem ser novamente convocados para ajudar a  pagar a conta do rombo fiscal. Paulo Valle, secretário do Tesouro Nacional, falou que o governo está debatendo uma prorrogação na cobrança do IOF sobre o crédito como forma de compensar a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até o ano de 2023, aprovada pelo Congresso Nacional.

O aumento no imposto foi efetuado em setembro como forma de compensar os gastos com o novo programa do governo, o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

Naquele momento, o presidente Jair Bolsonaro optou por subir a alíquota do IOF que recai em operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas no período entre 20 de setembro a 31 de dezembro de 2021.

Ficou decidido que para pessoas jurídicas (PJ), a taxa subiria de 0,0041% (relativa à alíquota anual de 1,50%) para 0,00559% ao dia (referente à alíquota anual de 2,04%).

Já para pessoas físicas (PF) o aumento no imposto foi de 0,0082% por dia (referente à alíquota anual de 3,0%) para 0,01118% (relativo a alíquota anual de 4,08%).

Discussão está sendo feita. Haverá necessidade de compensação, podemos cancelar alguma redução de tributo”, disse Valle ao site Seu Dinheiro.

Paulo chegou a dizer que a compensação do benefício poderia acontecer através do corte de gastos. Porém, a assessoria do Tesouro Nacional corrigiu a informação posteriormente e afirmou que isso não tem que ser feito somente pelo lado da receita.

 

 

Mais lidas

Bolsonaro pode pegar até 43 anos, diz PGR
Câmara Legislativa aprova 134 proposições ...
Goiás reage às queimadas com força total
...