População em alerta com aumento das cheias e riscos de inundações
O aumento do nível do Guaíba, causado pelas recentes chuvas, mantém a população da região metropolitana de Porto Alegre em alerta, mesmo com a redução da intensidade das precipitações. Nas últimas 24 horas, o lago subiu 0,41 centímetros, atingindo 5,21 metros – 2,21 metros acima da cota de inundação. O recorde histórico, registrado na semana anterior, foi de 5,33 metros.
O Vale do Taquari foi uma das áreas mais afetadas pelas chuvas, e as águas desse rio seguem em direção à região metropolitana, contribuindo para o aumento do nível do Guaíba. O Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prevê que o nível do Guaíba pode ultrapassar os 5,4 metros, especialmente se o vento sul retardar a vazão das águas para a Lagoa dos Patos.
A Defesa Civil estadual alerta para a propagação das cheias na região hidrográfica do Guaíba, com o Rio Jacuí apresentando um pequeno repique de cheia entre Dona Francisca e Rio Pardo. Enquanto isso, os rios Taquari e Caí diminuíram seus níveis ao longo de seus percursos. O Rio dos Sinos está em elevação, seguindo o padrão do Guaíba.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforça o pedido para que a população das áreas atingidas pelas cheias permaneça em segurança nos abrigos disponibilizados pela prefeitura. Até o momento, 13.688 pessoas estão acolhidas em 159 abrigos na capital gaúcha, com a prefeitura pronta para receber mais pessoas, se necessário.