Proposta visa criar política estadual para mulheres empreendedoras e enfrentar desigualdades de gênero no setor
A Assembleia Legislativa está analisando o projeto de lei nº666, proposto pela deputada Bia de Lima, do Partido dos Trabalhadores (PT), que busca criar a política estadual para as mulheres empreendedoras. O objetivo do programa é fortalecer o empreendedorismo feminino em Goiás, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas para criar uma rede de apoio e incentivo.
A deputada Bia de Lima justifica a necessidade desse programa devido à grande desigualdade de gênero existente no setor em Goiás. Segundo ela, em 2020, apenas 37% dos empreendimentos formais no estado eram liderados por mulheres, e essas empresas tinham, em média, menos funcionários e menor faturamento em comparação às empresas lideradas por homens. Essa desigualdade pode ser atribuída a vários fatores, incluindo a falta de acesso ao crédito, falta de redes de apoio e preconceitos de gênero.
A deputada enfatiza que o programa proposto irá incentivar e apoiar as mulheres empreendedoras, ampliar o acesso ao crédito e ao mercado, estimular a inovação e a pesquisa, promover a igualdade de gênero e fortalecer o empoderamento econômico das mulheres.
O projeto de lei está sob a relatoria do deputado Mauro Rubem, também do PT, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia. Caso receba um parecer favorável nessa comissão, seguirá para apreciação em Plenário, onde será debatido e votado pelos demais deputados.