Presidente do Senado também procurou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para pagamento de um auxílio a mais para os amapaenses.
O presidente do Senado em audiência com o presidente Jair Bolsonaro pediu para ele ir verificar como está a situação da capital do Amapá neste fim de semana.
Ao ministro da Economia, Paulo Guedes, Alcolumbre solicitou alternativas para o pagamento de um auxílio à população do Amapá em virtude do apagão de energia, no 16º dia sem solução definitiva — para agravar a situação, um novo corte de luz aconteceu ontem à noite.
O pagamento de uma ajuda aos amapaenses com o objetivo de minimizar prejuízos causados pelos apagões é um pedido não só de Alcolumbre mas também dos demais membros da bancada do Amapá no Senado — Randolfe Rodrigues (Rede) e Lucas Barreto (PSD).
Eles cobram ainda investigações e providências quanto à LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia), empresa responsável pela subestação que ficou sem transformadores em operação após incêndio, pois não havia equipamentos reserva.
Blecautes
O estado sofreu dois blecautes totais: um no dia 3, que levou 4 dias para ter o fornecimento retomado; e outro na última terça-feira (17), que foi ajustado em cerca de 5 horas.
Há investigações abertas em órgãos federais (incluindo no ONS e na Aneel) e estaduais para explicar as causas.
Enquanto convive com um rodízio de energia, a população usa luz do sol, não dorme direito e perde eletrodomésticos.
A Justiça Federal no Amapá determinou, nesta quinta (19), o afastamento da atual diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também dos atuais diretores do Operador Nacional do Sistema (ONS) por 30 dias. A ideia é não deixar os servidores atrapalhar as investigações da Polícia Federal.
Aneel disse, em nota, que respeita a decisão mas que “ações como essa acabam gerando ruído e prejudicando os trabalhos em um momento em que todos os esforços deveriam estar concentrados no restabelecimento pleno do fornecimento de energia no Amapá”.
Diretoria afastada da Aneel
- André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral
- Efrain Pereira da Cruz, diretor
- Elisa Bastos Silva, diretora
- Hélvio Neves Guerra, diretor
- Sandoval de Araújo Feitosa Neto, diretor