Alan Rick quer oficializar Dia do Sesc e Senac

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Senador Alan Rick propõe Dia Nacional de Valorização do Sesc e do Senac

 

 

O senador Alan Rick (União/AC) apresentou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei nº 1799/2025, que institui o Dia Nacional de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a ser comemorado anualmente em 16 de maio.

Criados em 1946, o Sesc e o Senac integram o Sistema CNC-Sesc-Senac e atuam de forma estratégica em áreas como educação, saúde, cultura, lazer e formação profissional. A proposta visa destacar a relevância social e educacional dessas instituições para o país.

“O Sesc e o Senac têm sido instrumentos fundamentais na promoção da cidadania e da qualificação de milhares de brasileiros. A criação de um dia nacional é uma forma de valorizar esses profissionais e instituições que tanto contribuem para o nosso país”, justificou o senador.

Atualmente, a data já é celebrada como o “Dia S” em estados como Espírito Santo, Goiás, Roraima, Pernambuco, Sergipe e Mato Grosso. A proposta do senador Alan Rick pretende nacionalizar o reconhecimento da data.

Proposta prevê eventos e campanhas educativas

O texto do PL prevê que, a cada 16 de maio, sejam promovidas ações como atividades educativas, eventos e campanhas em parceria com o Sesc e o Senac, incentivando também a participação da sociedade civil e do poder público na promoção dessas iniciativas.

De acordo com a proposta, o objetivo é “destacar a importância das atividades desenvolvidas por essas instituições em prol do desenvolvimento social, cultural e educacional dos trabalhadores do comércio e seus dependentes, bem como da sociedade em geral.”

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A proposta também reforça o alinhamento do trabalho do Sesc e do Senac com a Agenda 2030 da ONU, especialmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em áreas como educação de qualidade, trabalho decente, saúde e redução das desigualdades.

O projeto segue agora para tramitação no Senado Federal e, posteriormente, será analisado pela Câmara dos Deputados.

“O Dia S é uma oportunidade de reconhecimento e fortalecimento das ações do Sistema CNC-Sesc-Senac. A Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da CNC atua junto a senadores e deputados federais para ampliar essa visibilidade e consolidar o apoio às pautas prioritárias das entidades”, afirmou Larissa Rosa, assessora da DRI.

Mais lidas

CLDF: Ceilândia vai receber R$ 11 milhões ...
Collor é preso por ordem de Moraes após de...
Prato Cheio: GDF inclui 4 mil novas famíli...
...