Recentemente com descontinuidade de produção, Mitsubishi Pajero Full e Volkswagen Fox, outro “Highlander” deixará o mercado brasileiro até o final do ano
O mais experiente veículo da vez a se despedir é o Fiat Doblò, lançado há 20 anos e, desde então, à venda na mesma geração.
Lançado no Brasil no final de 2001, o modelo teve mais de 160 mil unidades emplacadas. Porém, apenas 12 em novembro. As vendas baixas são um indicativo de que o fim está próximo.
Outro sinal é que o motor 1.8 usado pelo modelo está saindo de linha no país – ele seguirá em produção em Campo Largo (PR), mas apenas para exportação. Fontes ouvidas por Autoesporte dizem que a produção do Doblò em Betim (MG) já foi encerrada. Não haverá série especial de despedida.
Referência em espaço interno e versatilidade, o Doblò estava longe de ser considerado um carro moderno. Um indicativo disso é que seu melhor ano nas vendas foi o distante 2013, quando emplacou pouco mais de 13 mil unidades. De lá pra cá, os números caíram de forma sucessiva. O ponto mais baixo foi 2020, com 3.342 veículos comercializados.
Entre outras justificativas, a culpa é o preço alto. Ainda no site da Fiat, o Doblò aparece em versão única, partindo de R$ 115.990. Em troca, o cliente leva pouco mais do que o básico. Há vidros e travas elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo e desembaçador do vidro traseiro. Com informações da Autoesporte.