Inauguração das salas marcou a celebração de um ano do programa
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) inaugurou, nesta segunda-feira (30), duas salas para prestar atendimento psicossocial às pessoas que buscam o ‘Acolhe DF’, programa de prevenção às drogas,de acolhimento e reinserção social a dependentes químicos. Localizados na antiga Estação Rodoferroviária, os novos espaços foram apresentados durante a cerimônia de celebração de um ano do programa e vão aprimorar o atendimento oferecido tanto para os adictos quanto a seus familiares. A inauguração contou com a presença do secretário da Sejus, Jaime Santana.
“Temos uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e técnicos administrativos, para fazer a escuta qualificada dos públicos do programa. Além das sessões individuais e coletivas, fazemos o encaminhamento para outras políticas, como educação, saúde, emprego e assistência social”, explicou a subsecretária de Enfrentamento às Drogas da Sejus, Gilce Sant’anna Teles.
O Acolhe DF também é a porta de entrada para as Comunidades Terapêuticas. Atualmente, a Sejus tem parceria com 12 instituições, que juntas oferecem mais de 300 vagas para acolhimento gratuito de dependentes químicos. “É uma alegria ver o quanto evoluímos nesse ano do Acolhe DF e vamos avançar ainda mais. A parceria com as Comunidades Terapêuticas tem sido fundamental para o sucesso do programa porque elas têm a capacidade de transformar a vida das pessoas”, destacou o secretário-executivo da Sejus, Juvenal Araújo.

Após esse processo, os adictos em fase final de tratamento recebem apoio para reinserção social e ingresso no mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e ações de fortalecimento de vínculos familiares.
Prevenção
O programa atua ainda no eixo da prevenção, promovendo a conscientização de adolescentes e jovens, sobre os riscos do uso de álcool, cigarro e outras drogas. O trabalho é realizado, principalmente, com palestras direcionadas a estudantes. Nesta segunda-feira (30), após a inauguração dos espaços de atendimento, alunos de uma escola pública de Ensino Médio do Guará participaram da palestra “Vamos conversar sobre os cigarros eletrônicos e o narguilé?”. O tema foi escolhido em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio.
Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos de pessoas em recuperação da dependência química e conheceram o trabalho desenvolvido pelas comunidades terapêuticas.
Fale com o Acolhe DF – (61) 2244-1127 / 2244-1132 / (61) 9 8314-0639
Local: Antiga Estação Rodoferroviária
e-mail: acolhedf@sejus.df.gov.br